O ensino de ciências e a proposta da totalidade do conhecimento
Título
O ensino de ciências e a proposta da totalidade do conhecimento
O ensino de ciências e a proposta da totalidade do conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas
Autor
Ângela Maria Melo Pantoja
Ângela Maria Melo Pantoja
Orientação
Eugênio Pacelli Leal Bittencourt
Eugênio Pacelli Leal Bittencourt
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação M
Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação M
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação versa sobre as práticas de ciências de professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na rede municipal de ensino de Belém. Relaciona a forma como se tem configurado as concepções de conhecimento e ensino de Ciências dessas profissionais no contexto da Proposta de Totalidade do conhecimento. O intuito é identificar e compreender as concepções que elas manifestam em suas práticas, as tensões entre o seu pensar e o seu agir, ante a Proposta, além de suas necessidades formativas. A pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, foi realizada com professores das escolas que seguem as orientações da Proposta. Os sujeitos foram seis professores da 1ª e 2ª Totalidades do Conhecimento. Entrevistas semi-estruturadas estimularam as professoras a relatarem de maneira direta ou indireta sua trajetória profissional e identidade com a EJA, o entendimento da Proposta de Totalidade do Conhecimento, a prática do ensino de Ciências que ministram e as satisfações e necessidades formativas. Falaram das limitações, dos avanços e tensões em suas atividades educativas. O estudo demonstra que as práticas docentes tem elementos de uma concepção libertadora de ensino, coadunando-se com a concepção tipificada na Proposta da Totalidade, ainda que as próprias professoras não se reconheçam como tais e demonstrem certa confusão em relação às bases da proposta quando, por exemplo, dizem não compreender o que significa o termo totalidade de conhecimento. Evidenciam que é necessário incrementar a formação continuada das professoras, a fim de aprofundar o envolvimento com a Proposta. Existe ainda a necessidade por parte das professoras que trabalham Ciências com a 1ª e a 2ª Totalidades de maior conhecimento acerca da natureza da Ciência. As dificuldades e tensões sentidas pelas professoras, em geral, são causadas tanto pela falta de um conhecimento mais específico no ensino de Ciências como de melhor apoio pedagógico nas escolas, por parte da admiistração municipal. As professoras avaliaram que não tiveram uma formação em sevriço eficaz para que ensinassem Ciências de forma eficiente segundo a Proposta de Totalidade.
Esta dissertação versa sobre as práticas de ciências de professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na rede municipal de ensino de Belém. Relaciona a forma como se tem configurado as concepções de conhecimento e ensino de Ciências dessas profissionais no contexto da Proposta de Totalidade do conhecimento. O intuito é identificar e compreender as concepções que elas manifestam em suas práticas, as tensões entre o seu pensar e o seu agir, ante a Proposta, além de suas necessidades formativas. A pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, foi realizada com professores das escolas que seguem as orientações da Proposta. Os sujeitos foram seis professores da 1ª e 2ª Totalidades do Conhecimento. Entrevistas semi-estruturadas estimularam as professoras a relatarem de maneira direta ou indireta sua trajetória profissional e identidade com a EJA, o entendimento da Proposta de Totalidade do Conhecimento, a prática do ensino de Ciências que ministram e as satisfações e necessidades formativas. Falaram das limitações, dos avanços e tensões em suas atividades educativas. O estudo demonstra que as práticas docentes tem elementos de uma concepção libertadora de ensino, coadunando-se com a concepção tipificada na Proposta da Totalidade, ainda que as próprias professoras não se reconheçam como tais e demonstrem certa confusão em relação às bases da proposta quando, por exemplo, dizem não compreender o que significa o termo totalidade de conhecimento. Evidenciam que é necessário incrementar a formação continuada das professoras, a fim de aprofundar o envolvimento com a Proposta. Existe ainda a necessidade por parte das professoras que trabalham Ciências com a 1ª e a 2ª Totalidades de maior conhecimento acerca da natureza da Ciência. As dificuldades e tensões sentidas pelas professoras, em geral, são causadas tanto pela falta de um conhecimento mais específico no ensino de Ciências como de melhor apoio pedagógico nas escolas, por parte da admiistração municipal. As professoras avaliaram que não tiveram uma formação em sevriço eficaz para que ensinassem Ciências de forma eficiente segundo a Proposta de Totalidade.
Palavras Chave
EJA; Educação em Ciências; Totalidade do Conhecimento; Prática Docente
EJA; Educação em Ciências; Totalidade do Conhecimento; Prática Docente
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor