A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica.
Título
A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica.
A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica.
Autor
Helder Figueiredo de Paula
Helder Figueiredo de Paula
Orientação
Antonio Tarciso Borges
Antonio Tarciso Borges
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A tese se baseou em estudo de cunho teórico voltado para o estabelecimento de possíveis contribuições dos avanços teórico-práticos mais recentes no campo do ensino de ciências, na elucidação do problema anteriormente delineado, a tese impõe uma necessária interação com grupos de professores e escolas. O Problema central proposto por essa pesquisa consistiu em avaliar o alcance de alguns dos avanços teórico-práticos mais recentes no campo do ensino de ciências, no sentido de estabelecer tensões e subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com a formação de algumas competências definidas pelas novas metas e objetivos da educação básica nacional. A diversidade e a complexidade das competências que poderiam ser associadas a esse critério mais geral, e das linhas de pesquisa em ensino de ciências a elas associadas, impõe a necessidade de nos atermos a um conjunto mais delimitado de competências e habilidades.
A tese se baseou em estudo de cunho teórico voltado para o estabelecimento de possíveis contribuições dos avanços teórico-práticos mais recentes no campo do ensino de ciências, na elucidação do problema anteriormente delineado, a tese impõe uma necessária interação com grupos de professores e escolas. O Problema central proposto por essa pesquisa consistiu em avaliar o alcance de alguns dos avanços teórico-práticos mais recentes no campo do ensino de ciências, no sentido de estabelecer tensões e subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com a formação de algumas competências definidas pelas novas metas e objetivos da educação básica nacional. A diversidade e a complexidade das competências que poderiam ser associadas a esse critério mais geral, e das linhas de pesquisa em ensino de ciências a elas associadas, impõe a necessidade de nos atermos a um conjunto mais delimitado de competências e habilidades.
Palavras Chave
ciência escolar, instrumento, atividade científica
ciência escolar, instrumento, atividade científica
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Outros
Outros