Uma Perspectiva Sócio-Histórica do Conteúdo de Física Moderna nos Livros Didáticos para o Ensino Médio no Brasil (1950-2000).
Título
Uma Perspectiva Sócio-Histórica do Conteúdo de Física Moderna nos Livros Didáticos para o Ensino Médio no Brasil (1950-2000).
Uma Perspectiva Sócio-Histórica do Conteúdo de Física Moderna nos Livros Didáticos para o Ensino Médio no Brasil (1950-2000).
Ensino, Filosofia e História das Ciências
Autor
Colbert Francisco São Paulo
Colbert Francisco São Paulo
Orientação
Aurino Ribeiro Filho
Aurino Ribeiro Filho
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
IF
IF
Ano
2004
2004
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Pretende-se com este trabalho investigar o desenvolvimento histórico do conteúdo de Física Moderna nos livros didáticos usados nas escolas de ensino médio no Brasil na segunda metade do século XX,procurando entender como este saber foi organizado e transposto para o livro didático, identificando as tendências que tomou o grupo que compõe a esfera do saberá ensinar, ou seja,os autores, os especialistas da disciplina ou matéria, os professores, a opinião pública e mesmo cientistas quando publicam materiais didáticos.
Pretende-se com este trabalho investigar o desenvolvimento histórico do conteúdo de Física Moderna nos livros didáticos usados nas escolas de ensino médio no Brasil na segunda metade do século XX,procurando entender como este saber foi organizado e transposto para o livro didático, identificando as tendências que tomou o grupo que compõe a esfera do saberá ensinar, ou seja,os autores, os especialistas da disciplina ou matéria, os professores, a opinião pública e mesmo cientistas quando publicam materiais didáticos.
Palavras Chave
Livro didático, História do ensino de física, Física moderna
Livro didático, História do ensino de física, Física moderna
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos