Sobre o que os professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas.

Título
Sobre o que os professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas.
Autor
Magda Medhat Pechliye
Orientação
Sílvia Luzia Frateschi Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de uma pesquisa teórica e analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Essa análise identifica sobre o que professores de Ecologia refletem quando contam suas práticas. Entre os autores que constituem o referencial teórico para situar o termo reflexão, o pensamento reflexivo e a reflexão e a formação dos professores, temos: Dewey, Schön, Zeichner, Alarcão, Contreras, Abib e Schnetzier. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. As categorias utilizadas para análise são: formação, abertura intelectual, processo ensino-aprendizagem - subdivididas em doze sub-categorias - ensino de Ecologia e questão social. A análise está subdividida em: prioridade às categorias e para isso são destacadas falas que as exemplificam. As falas foram numeradas, e algumas delas foram colocadas numa tabela em que é feita a relação da fala com a categoria. Para cada entrevista foi feita uma análise do perfil, em relação as categorias de reflexão, de cada professor. Por fim, as entrevistas na íntegra destacam falas que estão numeradas e sublinhadas, a seguir um comentário é feito. Constatou-se que cada professor utiliza um grupo de características referentes às categorias que se relacionam à reflexão de maneira diferenciada, porém todos refletem de maneira mais freqüente sobre uma das categorias: processo de ensino aprendizagem. Ao refletirem sobre os conceitos alguns professores entrevistados estavam preocupados em ensinar procedimentos, outros atitudes, e há aqueles que pretendiam trabalhar tanto com procedimentos quanto com atitudes. Parece que refletir sobre Ecologia tem suas peculiaridades, como por exemplo, possibilitar o trabalho em equipe através de projetos de maneira mais efetiva.
Palavras Chave
Ecologia

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor