Sobre o que os professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas.
Título
Sobre o que os professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas.
Sobre o que os professores de Ecologia refletem quando falam de suas práticas.
Autor
Magda Medhat Pechliye
Magda Medhat Pechliye
Orientação
Sílvia Luzia Frateschi Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
Sílvia Luzia Frateschi Sílvia Luzia Frateschi Trivelato
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata-se de uma pesquisa teórica e analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Essa análise identifica sobre o que professores de Ecologia refletem quando contam suas práticas. Entre os autores que constituem o referencial teórico para situar o termo reflexão, o pensamento reflexivo e a reflexão e a formação dos professores, temos: Dewey, Schön, Zeichner, Alarcão, Contreras, Abib e Schnetzier. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. As categorias utilizadas para análise são: formação, abertura intelectual, processo ensino-aprendizagem - subdivididas em doze sub-categorias - ensino de Ecologia e questão social. A análise está subdividida em: prioridade às categorias e para isso são destacadas falas que as exemplificam. As falas foram numeradas, e algumas delas foram colocadas numa tabela em que é feita a relação da fala com a categoria. Para cada entrevista foi feita uma análise do perfil, em relação as categorias de reflexão, de cada professor. Por fim, as entrevistas na íntegra destacam falas que estão numeradas e sublinhadas, a seguir um comentário é feito. Constatou-se que cada professor utiliza um grupo de características referentes às categorias que se relacionam à reflexão de maneira diferenciada, porém todos refletem de maneira mais freqüente sobre uma das categorias: processo de ensino aprendizagem. Ao refletirem sobre os conceitos alguns professores entrevistados estavam preocupados em ensinar procedimentos, outros atitudes, e há aqueles que pretendiam trabalhar tanto com procedimentos quanto com atitudes. Parece que refletir sobre Ecologia tem suas peculiaridades, como por exemplo, possibilitar o trabalho em equipe através de projetos de maneira mais efetiva.
Trata-se de uma pesquisa teórica e analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Essa análise identifica sobre o que professores de Ecologia refletem quando contam suas práticas. Entre os autores que constituem o referencial teórico para situar o termo reflexão, o pensamento reflexivo e a reflexão e a formação dos professores, temos: Dewey, Schön, Zeichner, Alarcão, Contreras, Abib e Schnetzier. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. As categorias utilizadas para análise são: formação, abertura intelectual, processo ensino-aprendizagem - subdivididas em doze sub-categorias - ensino de Ecologia e questão social. A análise está subdividida em: prioridade às categorias e para isso são destacadas falas que as exemplificam. As falas foram numeradas, e algumas delas foram colocadas numa tabela em que é feita a relação da fala com a categoria. Para cada entrevista foi feita uma análise do perfil, em relação as categorias de reflexão, de cada professor. Por fim, as entrevistas na íntegra destacam falas que estão numeradas e sublinhadas, a seguir um comentário é feito. Constatou-se que cada professor utiliza um grupo de características referentes às categorias que se relacionam à reflexão de maneira diferenciada, porém todos refletem de maneira mais freqüente sobre uma das categorias: processo de ensino aprendizagem. Ao refletirem sobre os conceitos alguns professores entrevistados estavam preocupados em ensinar procedimentos, outros atitudes, e há aqueles que pretendiam trabalhar tanto com procedimentos quanto com atitudes. Parece que refletir sobre Ecologia tem suas peculiaridades, como por exemplo, possibilitar o trabalho em equipe através de projetos de maneira mais efetiva.
Palavras Chave
Ecologia
Ecologia
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor