A licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.
Título
A licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.
A licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.
Autor
Odila Mary Elizabeth Pegoraro
Odila Mary Elizabeth Pegoraro
Orientação
Georfrávia Montoza Alvarenga
Georfrávia Montoza Alvarenga
Instituição
UEL
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Londrina/PR
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente estudo consiste em uma análise do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Visa à melhoria na formação docente e, em especial, daqueles professores que irão atuar no ensino de Biologia para o 2º grau das escolas públicas do Estado do Paraná. Com a intenção de verificar se esta Licenciatura está atendendo satisfatoriamente o mercado de trabalho para o qual se propõe, procurou-se fazer em um primeiro momento, a análise do seu currículo comparando-o com a proposta oficial do Estado do Paraná para o ensino de Biologia. Para esta comparação foram priorizados os itens: objetivos, disciplinas, conteúdos, metodologias e avaliações. No segundo momento do trabalho procurou-se investigar a percepção dos professores e dos alunos do curso através da aplicação de questionários. Pôde-se assim verificar, além dos dados pessoais, outros aspectos considerados relevantes para a pesquisa. Quanto aos docentes, foram analisadas as suas percepções em relação à organização dos programas de suas disciplinas, ao ensino dos conteúdos, aos objetivos do curso e à proposta para o ensino de Biologia no 2º grau. Quanto aos alunos, procurou-se verificar seus interesses com relação ao curso e suas percepções quanto à vinculação dos conteúdos estudados com os conteúdos que deverão ser ensinados em nível de 2º grau. Com base nos dados levantados, fez-se uma análise crítica do processo de formação docente através desta Licenciatura. Dentre as conclusões, destaca-se aqui a questão dos conteúdos teóricos necessários para o ensino da Biologia no 2º grau. Embora eles estejam sendo todos ensinados na Licenciatura analisada, não está havendo por parte dos docentes, que nela trabalham, a preocupação com a escola para a qual eles se destinam. Com base nas conclusões, foram apresentados como recomendações, alguns pontos para reflexão com o objetivo de instigar uma possível transformação na realidade estudada.
O presente estudo consiste em uma análise do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Visa à melhoria na formação docente e, em especial, daqueles professores que irão atuar no ensino de Biologia para o 2º grau das escolas públicas do Estado do Paraná. Com a intenção de verificar se esta Licenciatura está atendendo satisfatoriamente o mercado de trabalho para o qual se propõe, procurou-se fazer em um primeiro momento, a análise do seu currículo comparando-o com a proposta oficial do Estado do Paraná para o ensino de Biologia. Para esta comparação foram priorizados os itens: objetivos, disciplinas, conteúdos, metodologias e avaliações. No segundo momento do trabalho procurou-se investigar a percepção dos professores e dos alunos do curso através da aplicação de questionários. Pôde-se assim verificar, além dos dados pessoais, outros aspectos considerados relevantes para a pesquisa. Quanto aos docentes, foram analisadas as suas percepções em relação à organização dos programas de suas disciplinas, ao ensino dos conteúdos, aos objetivos do curso e à proposta para o ensino de Biologia no 2º grau. Quanto aos alunos, procurou-se verificar seus interesses com relação ao curso e suas percepções quanto à vinculação dos conteúdos estudados com os conteúdos que deverão ser ensinados em nível de 2º grau. Com base nos dados levantados, fez-se uma análise crítica do processo de formação docente através desta Licenciatura. Dentre as conclusões, destaca-se aqui a questão dos conteúdos teóricos necessários para o ensino da Biologia no 2º grau. Embora eles estejam sendo todos ensinados na Licenciatura analisada, não está havendo por parte dos docentes, que nela trabalham, a preocupação com a escola para a qual eles se destinam. Com base nas conclusões, foram apresentados como recomendações, alguns pontos para reflexão com o objetivo de instigar uma possível transformação na realidade estudada.
Palavras Chave
Formação de Professores; Currículo; Licenciatura.
Formação de Professores; Currículo; Licenciatura.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores