A licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.

Título
A licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.
Autor
Odila Mary Elizabeth Pegoraro
Orientação
Georfrávia Montoza Alvarenga
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Ano
1997
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo consiste em uma análise do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. Visa à melhoria na formação docente e, em especial, daqueles professores que irão atuar no ensino de Biologia para o 2º grau das escolas públicas do Estado do Paraná. Com a intenção de verificar se esta Licenciatura está atendendo satisfatoriamente o mercado de trabalho para o qual se propõe, procurou-se fazer em um primeiro momento, a análise do seu currículo comparando-o com a proposta oficial do Estado do Paraná para o ensino de Biologia. Para esta comparação foram priorizados os itens: objetivos, disciplinas, conteúdos, metodologias e avaliações. No segundo momento do trabalho procurou-se investigar a percepção dos professores e dos alunos do curso através da aplicação de questionários. Pôde-se assim verificar, além dos dados pessoais, outros aspectos considerados relevantes para a pesquisa. Quanto aos docentes, foram analisadas as suas percepções em relação à organização dos programas de suas disciplinas, ao ensino dos conteúdos, aos objetivos do curso e à proposta para o ensino de Biologia no 2º grau. Quanto aos alunos, procurou-se verificar seus interesses com relação ao curso e suas percepções quanto à vinculação dos conteúdos estudados com os conteúdos que deverão ser ensinados em nível de 2º grau. Com base nos dados levantados, fez-se uma análise crítica do processo de formação docente através desta Licenciatura. Dentre as conclusões, destaca-se aqui a questão dos conteúdos teóricos necessários para o ensino da Biologia no 2º grau. Embora eles estejam sendo todos ensinados na Licenciatura analisada, não está havendo por parte dos docentes, que nela trabalham, a preocupação com a escola para a qual eles se destinam. Com base nas conclusões, foram apresentados como recomendações, alguns pontos para reflexão com o objetivo de instigar uma possível transformação na realidade estudada.
Palavras Chave
Formação de Professores; Currículo; Licenciatura.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores