Natureza da ciência e formação de professores de química uma experiência de sala de aula.

Título
Natureza da ciência e formação de professores de química uma experiência de sala de aula.
Autor
Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto
Orientação
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa em ação analisadas e discutidas mudanças conceituais envolvendo idéias sobre Natureza da Ciência de 16 licenciando em Química. O termo "Natureza da Ciência"engloba idéias e questões com raízes nos campos da História, da Sociologia, da Psicologia e da Filosofia, que tentam investigar, descrever e explicar como se faz Ciência e cmo se produz conhecimento (McComas et all, 2000; Vazquez Alonso e Massanero Mas, 1999; Ledermann, Wade e Bell 2000). Acredita-se que conhecimentos e reflexões sobre Natureza da Ciência podem permitir que aprendizes internalizem aspectos do pensamento científico, e que desenvolvam atitudes mais consistentes com estes em suas vidas diárias. Embora não haja consenso a respeito de como o conhecimento científico é obtido, optou-se por discutir com os alunos-professores alumas visões recomendadas por oito instrumentos normativos internacionais (McComas, 2000), tais como a da não existência de um único método científico, a de se que modelos científicos são criações humanas, a de que observações são influenciadas pela ecologia conceitual dos indivíduos (Thulmin, 1977), e a de que Ciência e Tecnologia se influenciam mutuamente. Para tal foram realizadas várias atividades: estudo de caso histórico, atividades lúdicas, atividades químicas experimentais, análises de situações do ensino de Química, leituras de textos sobre métodos científicos, análise de concepções filosóficas de como conhecimento científico é obtido, e exercícios de matacognição. As atividades foram escolhidas com a intenção de detectar e explicar as concepções de Ciência que os alunos já possuíam, de promover insatisfação com estas idéias, de apresentar novas idéias mais plausíveis e profícuas, de promover metacognição. As atividades foram selecionadas levandose em conta sua inteligibilidade com a intenção de incentivar o envolvimento e a participação ativa dos alunos-professores, e de permitir mudanças conceituais profundas. (Posner et all 1982). A maior parte dos licenciados apresentou algumas mudanças conceituais profundas em suas concepções de Ciência. Não se pode garantir porém que estas mudanças irão influir em suas ações docentes.
Palavras Chave
formação inicial, natureza da ciência

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores