Os laboratórios de ensino nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte.
Título
Os laboratórios de ensino nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte.
Os laboratórios de ensino nas escolas estaduais de nível médio de Belo Horizonte.
Autor
Marco Aurélio Nicolato Peixoto
Marco Aurélio Nicolato Peixoto
Orientação
Fábio Wellington Orlando da Silva
Fábio Wellington Orlando da Silva
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho procura analisar qual influência têm exercido na educação os Laboratórios de Ensino, abrangendo estes os Laboratórios de Química, Física e Biologia e também os de Informática, recurso tecnológico tão importante para a vida moderna. A pesquisa visa responder a questões relacionadas com a instalação e o uso dos computadores nas escolas, à metodologia utilizada, à influência do uso dessa ferramenta na aprendizagem e na retenção de conhecimentos, do ponto de vista dos alunos e das escolas. O mesmo se buscou em relação aos Laboratórios de Ciências, pretendendo-se ainda detectar uma possível interferência dos fatores socioeconômicos na aprendizagem. Usou-se uma metodologia "híbrida", mesclando-se os modelos qualitativo e quantitativo. Como estratégia foram utilizadas cinco frentes distintas: a análise de documentos fornecidos por Órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais, a observação direta nas escolas, questionários dirigidos aos alunos e professores, aliados a entrevista com esses últimos e por fim, entrevista semi-estruturada com os diretores. Foram envolvidos no trabalho cerca de 1600 alunos, em mais de 25% das Instituições dentre as acima especificadas. A pesquisa indica que os computadores foram instalados em ambientes adequados e se encontravam em condições de serem operados, mas eram pouco ou nada utilizados, e nesse caso, sem integração com os laboratórios de ensino, servindo mais como ferramentas gráficas na formatação de pesquisas, com pouco acesso a Internet. Da mesma forma os Laboratórios de Ciências eram adequados e bem equipados, mas pouco utilizados, muitos deles inativos, tornados sala de aula convencional, ou sala de despensa. Observou-se que o nível de aprendizagem e a retenção de conhecimentos podem ser influenciados favoravelmente pelo uso do computador e que o nível sócio econômico das famílias é determinante, não sendo esses resultados totalmente conclusivos. Concluiu-se que equipamentos caros devem ser introduzidos nas escolas como parte de um projeto educacional amplo e bem estruturado. Concluiu-se que um equipamento tão caro só deve ser introduzido nas escolas, quando inserido em um projeto educacional amplo e bem estruturado.
O presente trabalho procura analisar qual influência têm exercido na educação os Laboratórios de Ensino, abrangendo estes os Laboratórios de Química, Física e Biologia e também os de Informática, recurso tecnológico tão importante para a vida moderna. A pesquisa visa responder a questões relacionadas com a instalação e o uso dos computadores nas escolas, à metodologia utilizada, à influência do uso dessa ferramenta na aprendizagem e na retenção de conhecimentos, do ponto de vista dos alunos e das escolas. O mesmo se buscou em relação aos Laboratórios de Ciências, pretendendo-se ainda detectar uma possível interferência dos fatores socioeconômicos na aprendizagem. Usou-se uma metodologia "híbrida", mesclando-se os modelos qualitativo e quantitativo. Como estratégia foram utilizadas cinco frentes distintas: a análise de documentos fornecidos por Órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais, a observação direta nas escolas, questionários dirigidos aos alunos e professores, aliados a entrevista com esses últimos e por fim, entrevista semi-estruturada com os diretores. Foram envolvidos no trabalho cerca de 1600 alunos, em mais de 25% das Instituições dentre as acima especificadas. A pesquisa indica que os computadores foram instalados em ambientes adequados e se encontravam em condições de serem operados, mas eram pouco ou nada utilizados, e nesse caso, sem integração com os laboratórios de ensino, servindo mais como ferramentas gráficas na formatação de pesquisas, com pouco acesso a Internet. Da mesma forma os Laboratórios de Ciências eram adequados e bem equipados, mas pouco utilizados, muitos deles inativos, tornados sala de aula convencional, ou sala de despensa. Observou-se que o nível de aprendizagem e a retenção de conhecimentos podem ser influenciados favoravelmente pelo uso do computador e que o nível sócio econômico das famílias é determinante, não sendo esses resultados totalmente conclusivos. Concluiu-se que equipamentos caros devem ser introduzidos nas escolas como parte de um projeto educacional amplo e bem estruturado. Concluiu-se que um equipamento tão caro só deve ser introduzido nas escolas, quando inserido em um projeto educacional amplo e bem estruturado.
Palavras Chave
laboratórios, tecnologia, aprendizagem, uso de laboratórios.
laboratórios, tecnologia, aprendizagem, uso de laboratórios.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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