O Ensino de Ciências na Educação da Infância numa Perspectiva Cultural e Científica: Análise de Aprendizagens de Alunos-professores do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária/municípios.
Título
O Ensino de Ciências na Educação da Infância numa Perspectiva Cultural e Científica: Análise de Aprendizagens de Alunos-professores do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária/municípios.
O Ensino de Ciências na Educação da Infância numa Perspectiva Cultural e Científica: Análise de Aprendizagens de Alunos-professores do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária/municípios.
Educação, Arte E História Da Cultura
Autor
Maria Helena Pelizon
Maria Helena Pelizon
Orientação
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição
MACKENZIE
MACKENZIE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O ensino de Ciências praticado pela maioria dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil de escolas públicas brasileiras tem-se caracterizado por uma prática escolar na qual a educação científica deixa muito a desejar. Muitas vezes, por insegurança ou por medo de não dominarem assuntos específicos das Ciências Naturais, os professores acabam lidando com informações e/ou conceitos que não entendem, presentes nos livros didáticos. Assim, passam a desenvolver um ensino de Ciências empobrecido e carente de atividades interessantes, prazerosas e significativas que contribua para a formação de um pensamento científico nas crianças. O que se observa é uma repetição de temas e atividades ao longo dos primeiros anos de escolaridade das crianças. Frente a este contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que a proposta desenvolvida na Oficina “O ensino de Ciências numa abordagem interdisciplinar”, ministradas durante as semanas presenciais de janeiro e julho de 2004, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, como parte do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária, trouxe para a formação científica e para a prática pedagógica de professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa, realizada em duas etapas: a primeira o desenvolvimento e análise das Oficinas e a segunda, dois estudos de caso, um envolvendo uma professora de Educação Infantil e outro uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa mostram que houve aprendizagens dos professores tanto na aquisição de conhecimentos específicos da área, como em relação a conhecimentos pedagógicos necessários ao ensino. No entanto, a falta de políticas públicas de acompanhamento e continuidade da formação e a ausência de um trabalho coletivo nas unidades escolares desestimulam as professoras a se aventurarem numa proposta diferenciada, que acreditam, mas que, representa ousadia no contexto escolar.
O ensino de Ciências praticado pela maioria dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil de escolas públicas brasileiras tem-se caracterizado por uma prática escolar na qual a educação científica deixa muito a desejar. Muitas vezes, por insegurança ou por medo de não dominarem assuntos específicos das Ciências Naturais, os professores acabam lidando com informações e/ou conceitos que não entendem, presentes nos livros didáticos. Assim, passam a desenvolver um ensino de Ciências empobrecido e carente de atividades interessantes, prazerosas e significativas que contribua para a formação de um pensamento científico nas crianças. O que se observa é uma repetição de temas e atividades ao longo dos primeiros anos de escolaridade das crianças. Frente a este contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que a proposta desenvolvida na Oficina “O ensino de Ciências numa abordagem interdisciplinar”, ministradas durante as semanas presenciais de janeiro e julho de 2004, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, como parte do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária, trouxe para a formação científica e para a prática pedagógica de professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa, realizada em duas etapas: a primeira o desenvolvimento e análise das Oficinas e a segunda, dois estudos de caso, um envolvendo uma professora de Educação Infantil e outro uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa mostram que houve aprendizagens dos professores tanto na aquisição de conhecimentos específicos da área, como em relação a conhecimentos pedagógicos necessários ao ensino. No entanto, a falta de políticas públicas de acompanhamento e continuidade da formação e a ausência de um trabalho coletivo nas unidades escolares desestimulam as professoras a se aventurarem numa proposta diferenciada, que acreditam, mas que, representa ousadia no contexto escolar.
Palavras Chave
Educação continuada, ensino de ciências, formação continuada
Educação continuada, ensino de ciências, formação continuada
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores