A experimentação nos livros didáticos de ciências das séries iniciais do ensino fundamental
Título
A experimentação nos livros didáticos de ciências das séries iniciais do ensino fundamental
A experimentação nos livros didáticos de ciências das séries iniciais do ensino fundamental
Autor
Perciliana Pena
Perciliana Pena
Orientação
Graça Ap. Cicillini
Graça Ap. Cicillini
Instituição
UFU
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa verifica como se dão nos livros didáticos de Ciências das séries iniciais do ensino fundamental as propostas de experimentação, definindo como amostragem as duas coleções mais adotadas nas escolas públicas de Uberlândia em 1999. Utilizei a metodologia de análise de conteúdo e o quadro conceitual de Milton Pella. A atividade de experimentação é um recurso metodológico importante para a aquisição e a construção do conhecimento pela criança. Constatei que no Brasil, no decorrer da evolução histórica das concepções pedagógicas, as propostas de atividades de experimentação nos livros didáticos de Ciências das séries iniciais sempre se constituíram num arremedo do que se deve considerar como adequado do ponto de vista pedagógico de estudiosos como Pella, Amaral e Fracalanza. Constatei também que as propostas de experimentação nos livros didáticos de Ciências são utilizadas, muitas vezes, meramente para comprovar o conteúdo dos textos, sendo apresentadas de tal forma que não instigam a curiosidade e espírito científico nos alunos; por fim, constatei que nas séries iniciais as atividades apresentadas como sendo de experimentação carecem de atributos para merecerem essa denominação. Este estudo levanta ainda alguns paradigmas visando subsidiar a elaboração de projeto consistente para a apresentação das atividades de experimentação nos livros didáticos de Ciências que se conforme às recentes teorias científicas e pedagógicas.
Esta pesquisa verifica como se dão nos livros didáticos de Ciências das séries iniciais do ensino fundamental as propostas de experimentação, definindo como amostragem as duas coleções mais adotadas nas escolas públicas de Uberlândia em 1999. Utilizei a metodologia de análise de conteúdo e o quadro conceitual de Milton Pella. A atividade de experimentação é um recurso metodológico importante para a aquisição e a construção do conhecimento pela criança. Constatei que no Brasil, no decorrer da evolução histórica das concepções pedagógicas, as propostas de atividades de experimentação nos livros didáticos de Ciências das séries iniciais sempre se constituíram num arremedo do que se deve considerar como adequado do ponto de vista pedagógico de estudiosos como Pella, Amaral e Fracalanza. Constatei também que as propostas de experimentação nos livros didáticos de Ciências são utilizadas, muitas vezes, meramente para comprovar o conteúdo dos textos, sendo apresentadas de tal forma que não instigam a curiosidade e espírito científico nos alunos; por fim, constatei que nas séries iniciais as atividades apresentadas como sendo de experimentação carecem de atributos para merecerem essa denominação. Este estudo levanta ainda alguns paradigmas visando subsidiar a elaboração de projeto consistente para a apresentação das atividades de experimentação nos livros didáticos de Ciências que se conforme às recentes teorias científicas e pedagógicas.
Palavras Chave
Livro Didático; Ciências; Experimentação; Ensino Fundamental
Livro Didático; Ciências; Experimentação; Ensino Fundamental
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
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