Valência: Adjetivo ou substantivo Uma visão de professores, de livros didáticos e de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia.

Título
Valência: Adjetivo ou substantivo Uma visão de professores, de livros didáticos e de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia.
Autor
Abraão Felix da Penha
Orientação
Adelaide Maria Vieira Viveiros
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender a abordagem do conceito de valência na visão dos professores, dos livros didáticos e dos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia, em Salvador-BA. O percurso metodológico utilizado foi uma construção, através da literatura, de um breve histórico do conceito; uma coleta da visão dos professores da disciplina Química Geral I e estudantes da disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Química II sobre o conceito, através de questionários e a visão dos livros didáticos da disciplina Química Geral I, através da análise do livro, utilizando alguns critérios comuns aos utilizados nos questionários. O que se pode concluir é que a visão dos pesquisados não difere muito uma da outra e que no final do curso o estudante tem uma idéia do conceito de valência muito parecida com a do ensino médio e que, mesmo na universidade, se trabalha com o conceito como um adjetivo: elétrons de valência ou teoria da ligação de valência e não como um substantivo, ou seja, que houve um contexto de produção desse conceito e que ele se articula com outros conceitos, formando uma teia de relações.
Palavras Chave
licenciatura, livro didático, conceito, valência, concepções de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno