A Física e a Sociedade na TV.
Título
A Física e a Sociedade na TV.
A Física e a Sociedade na TV.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Sidnei Percia da Penha
Sidnei Percia da Penha
Orientação
Deise Miranda Vianna
Deise Miranda Vianna
Instituição
CEFET-RJ
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O Nesta dissertação de mestrado, apresentaremos e analisaremos as principais características de um Produto Educacional, estruturado no formato de uma Unidade Didática destinada ao estudo do eletromagnetismo para o ensino médio. Utilizando a TV como tema organizador, propomos criar uma abordagem interdisciplinar dos diferentes aspectos da inserção deste aparato tecnológico em nossa sociedade. Nos capítulos iniciais desta dissertação, faremos uma revisão bibliográfica dos referenciais históricos, filosóficos e pedagógicos, que utilizamos para a elaboração deste Produto. Em seguida, analisaremos os pressupostos metodológicos sobre a utilização de atividades investigativas e os aspectos de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que também adotamos na confecção deste material. Posteriormente apresentaremos as principais características deste produto educacional, sua relevância para a sociedade e o detalhamento de sua estrutura. Elaboramos também um roteiro destinado aos professores do ensino médio, contendo as principais estratégias desenvolvidas com a finalidade de inseri-las no cotidiano de nossa sala de aula. Este produto educacional pretende ser uma contribuição no formato da apresentação de temas com elevado grau de especificidade e de difícil abordagem no ensino médio, como é o caso do estudo de forças em cargas elétricas no interior de campos magnéticos. No apêndice desta dissertação é apresentada a integra deste produto educacional, que foi idealizado tendo como motivador a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T). Propomos, neste material, a criação de um Fórum Nacional da TV, onde serão levantadas controvérsias sobre a forma de utilização e produção desta nova tecnologia em nossa sociedade. Este fórum será composto de mesas redondas, oficinas e conferências com o objetivo de instrumentalizar os estudantes na tomada de decisão das controvérsias que serão levantadas. Os conceitos físicos nascerão como conseqüência da necessidade do entendimento do funcionamento deste aparato tecnológico.
O Nesta dissertação de mestrado, apresentaremos e analisaremos as principais características de um Produto Educacional, estruturado no formato de uma Unidade Didática destinada ao estudo do eletromagnetismo para o ensino médio. Utilizando a TV como tema organizador, propomos criar uma abordagem interdisciplinar dos diferentes aspectos da inserção deste aparato tecnológico em nossa sociedade. Nos capítulos iniciais desta dissertação, faremos uma revisão bibliográfica dos referenciais históricos, filosóficos e pedagógicos, que utilizamos para a elaboração deste Produto. Em seguida, analisaremos os pressupostos metodológicos sobre a utilização de atividades investigativas e os aspectos de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que também adotamos na confecção deste material. Posteriormente apresentaremos as principais características deste produto educacional, sua relevância para a sociedade e o detalhamento de sua estrutura. Elaboramos também um roteiro destinado aos professores do ensino médio, contendo as principais estratégias desenvolvidas com a finalidade de inseri-las no cotidiano de nossa sala de aula. Este produto educacional pretende ser uma contribuição no formato da apresentação de temas com elevado grau de especificidade e de difícil abordagem no ensino médio, como é o caso do estudo de forças em cargas elétricas no interior de campos magnéticos. No apêndice desta dissertação é apresentada a integra deste produto educacional, que foi idealizado tendo como motivador a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T). Propomos, neste material, a criação de um Fórum Nacional da TV, onde serão levantadas controvérsias sobre a forma de utilização e produção desta nova tecnologia em nossa sociedade. Este fórum será composto de mesas redondas, oficinas e conferências com o objetivo de instrumentalizar os estudantes na tomada de decisão das controvérsias que serão levantadas. Os conceitos físicos nascerão como conseqüência da necessidade do entendimento do funcionamento deste aparato tecnológico.
Palavras Chave
abordagem CTS, atividades investigativas, força magnética, proposta de ensino, abordagem interdisciplinar
abordagem CTS, atividades investigativas, força magnética, proposta de ensino, abordagem interdisciplinar
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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