Concepções prévias sobre sensações térmicas e controle de temperatura corpórea: analisando o processo de investigação
Título
Concepções prévias sobre sensações térmicas e controle de temperatura corpórea: analisando o processo de investigação
Concepções prévias sobre sensações térmicas e controle de temperatura corpórea: analisando o processo de investigação
Autor
Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão
Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão
Orientação
Nivaldo Nale
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho procuramos identificar e caracterizar concepções de estudantes de segundo ciclo do ensino fundamental e de ensino médio sobre sensações térmicas e controle de temperatura corpórea e, principalmente, analisar o processo de investigação desenvolvido, de forma a contribuir para a construção sistematizada de conhecimentos sobre metodologias de investigação nesse campo de pesquisa. Com este fim, com base na literatura, desenvolvemos e utilizamos algumas alternativas de instrumentos e procedimentos para coleta e análise de dados sobre idéias e concepções de estudantes a respeito da referida temática e desenvolvemos, paralelamente, a análise do processo de investigação desenvolvido. Quanto à caracterização das concepções, orientamos nossa análise, procurando: (a) identificar convergências e divergências em relação ao conhecimento científico em pauta - tendo como foco os conceitos centrais da temática abordada, os conceitos que podem ser considerados pré-requisitos para o domínio desse conhecimento e conceitos com um nível de generalidade maior do que os anteriores - ; (b) caracterizar as formas de raciocinar explicitadas pelos participantes da pesquisa ou o possível processo que desenvolviam até a formulação final de suas idéias e conceitos - tendo, para tanto, como foco alguns elementos absolutamente relacionados entre si, como as comparações desenvolvidas com a explicitação de similaridades e contrastes com outras situações ou conhecimentos de seu domínio, e, portanto, a possível origem de suas idéias e conceitos (na experiência sensorial cotidiana e/ou no conhecimento formal a que já tenha tido acesso), as generalizações formuladas e quando possível o tipo de generalização desenvolvida, a coerência/contradição interna das idéias e raciocínios explicitados e, por fim, os eventuais indícios de um processo de metacognição desenvolvido; e (c) caracterizar o "status" das concepções de alguns dos participantes, considerando o conceito de "status" proposto por Hewson e Hewson (1991). Quanto à análise do processo, procuramos levar em conta tanto as etapas, por nós percorridas, para definir o processo de coleta e análise dos dados em termos de seu conteúdo e forma, como os resultados obtidos em cada etapa, e, portanto, a análise foi elaborada concomitantemente ao desenvolvimento de cada etapa do trabalho. O relato dessa investigação é apresentado em três estudos, sendo que os dois primeiros têm ênfase na análise dos produtos - a caracterização das concepções -, destacando alguns elementos da análise do processo que se relacionam especificamente com cada um deles e que se constituem em condição para a continuidade do trabalho nas etapas subseqüentes. O último é dedicado exclusivamente à análise global do processo. Dentre o que poderíamos considerar como conclusões principais destacamos: (a) os estudantes de ensino médio que já tiveram acesso a informações que têm origem no conhecimento formal escolar sobre a temática utilizam tais informações para construir suas concepções e formulá-las verbalmente e, na dependência de como interpretaram tais informações, procuram manter uma coerência interna no desenvolvimento de seus raciocínios e na formulação das idéias que explicitam ao aplicar esse raciocínio a problemas sobre sensações térmicas e controle de temperatura; (b) ao contrário do que indica a literatura sobre concepções alternativas e mudança conceitual, nem sempre as experiências sensoriais são preponderantes à informação escolar a que os estudantes tiveram acesso ou à decodificação que dela fizeram; (c) o domínio de alguns conceitos físicos, que podem ser considerados como pré-requisitos ao domínio do conhecimento científico em pauta nessa investigação, parece ser mais central do que o domínio de conceitos biológicos para a solução dos problemas propostos para análise dos participantes da pesquisa; (d) o grau de desenvolvimento do raciocínio do sujeito da pesquisa pode ser mais determinante do que o domínio específico de conceitos para a convergência ou divergência de suas idéias em relação ao conhecimento científico; (e) os dados obtidos podem sofrer forte variação, não só na dependência do tipo de instrumento de coleta utilizado, mas, mantido o conteúdo e a forma básica de investigação (ou seja, o tipo de instrumento utilizado e seu conteúdo), alteram-se em função do ponto de partida utilizado na investigação - em outras palavras - em função da questão inicialmente proposta; (f) o processo de investigação das concepções dos estudantes pode propiciar ao investigador elementos para definir quais são os conceitos mais fundamentais para o ensino de um determinado conhecimento científico.
Neste trabalho procuramos identificar e caracterizar concepções de estudantes de segundo ciclo do ensino fundamental e de ensino médio sobre sensações térmicas e controle de temperatura corpórea e, principalmente, analisar o processo de investigação desenvolvido, de forma a contribuir para a construção sistematizada de conhecimentos sobre metodologias de investigação nesse campo de pesquisa. Com este fim, com base na literatura, desenvolvemos e utilizamos algumas alternativas de instrumentos e procedimentos para coleta e análise de dados sobre idéias e concepções de estudantes a respeito da referida temática e desenvolvemos, paralelamente, a análise do processo de investigação desenvolvido. Quanto à caracterização das concepções, orientamos nossa análise, procurando: (a) identificar convergências e divergências em relação ao conhecimento científico em pauta - tendo como foco os conceitos centrais da temática abordada, os conceitos que podem ser considerados pré-requisitos para o domínio desse conhecimento e conceitos com um nível de generalidade maior do que os anteriores - ; (b) caracterizar as formas de raciocinar explicitadas pelos participantes da pesquisa ou o possível processo que desenvolviam até a formulação final de suas idéias e conceitos - tendo, para tanto, como foco alguns elementos absolutamente relacionados entre si, como as comparações desenvolvidas com a explicitação de similaridades e contrastes com outras situações ou conhecimentos de seu domínio, e, portanto, a possível origem de suas idéias e conceitos (na experiência sensorial cotidiana e/ou no conhecimento formal a que já tenha tido acesso), as generalizações formuladas e quando possível o tipo de generalização desenvolvida, a coerência/contradição interna das idéias e raciocínios explicitados e, por fim, os eventuais indícios de um processo de metacognição desenvolvido; e (c) caracterizar o "status" das concepções de alguns dos participantes, considerando o conceito de "status" proposto por Hewson e Hewson (1991). Quanto à análise do processo, procuramos levar em conta tanto as etapas, por nós percorridas, para definir o processo de coleta e análise dos dados em termos de seu conteúdo e forma, como os resultados obtidos em cada etapa, e, portanto, a análise foi elaborada concomitantemente ao desenvolvimento de cada etapa do trabalho. O relato dessa investigação é apresentado em três estudos, sendo que os dois primeiros têm ênfase na análise dos produtos - a caracterização das concepções -, destacando alguns elementos da análise do processo que se relacionam especificamente com cada um deles e que se constituem em condição para a continuidade do trabalho nas etapas subseqüentes. O último é dedicado exclusivamente à análise global do processo. Dentre o que poderíamos considerar como conclusões principais destacamos: (a) os estudantes de ensino médio que já tiveram acesso a informações que têm origem no conhecimento formal escolar sobre a temática utilizam tais informações para construir suas concepções e formulá-las verbalmente e, na dependência de como interpretaram tais informações, procuram manter uma coerência interna no desenvolvimento de seus raciocínios e na formulação das idéias que explicitam ao aplicar esse raciocínio a problemas sobre sensações térmicas e controle de temperatura; (b) ao contrário do que indica a literatura sobre concepções alternativas e mudança conceitual, nem sempre as experiências sensoriais são preponderantes à informação escolar a que os estudantes tiveram acesso ou à decodificação que dela fizeram; (c) o domínio de alguns conceitos físicos, que podem ser considerados como pré-requisitos ao domínio do conhecimento científico em pauta nessa investigação, parece ser mais central do que o domínio de conceitos biológicos para a solução dos problemas propostos para análise dos participantes da pesquisa; (d) o grau de desenvolvimento do raciocínio do sujeito da pesquisa pode ser mais determinante do que o domínio específico de conceitos para a convergência ou divergência de suas idéias em relação ao conhecimento científico; (e) os dados obtidos podem sofrer forte variação, não só na dependência do tipo de instrumento de coleta utilizado, mas, mantido o conteúdo e a forma básica de investigação (ou seja, o tipo de instrumento utilizado e seu conteúdo), alteram-se em função do ponto de partida utilizado na investigação - em outras palavras - em função da questão inicialmente proposta; (f) o processo de investigação das concepções dos estudantes pode propiciar ao investigador elementos para definir quais são os conceitos mais fundamentais para o ensino de um determinado conhecimento científico.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; concepções prévias
Ensino de Ciências; concepções prévias
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno