A interface da Biologia com a Educação Física no processo do metabolismo energético.
Título
A interface da Biologia com a Educação Física no processo do metabolismo energético.
A interface da Biologia com a Educação Física no processo do metabolismo energético.
Autor
Carlos Luís Pereira
Carlos Luís Pereira
Orientação
Fernando Costa Amaral
Fernando Costa Amaral
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa, centrada na interdisciplinaridade, enfatiza as interfaces da Biologia e a Educação Física no processo de transferência de energia. O objetivo desta investigação constitui-se em verificar de que forma tem se desenvolvido as relações do tema saúde e atividade física pela integração dessas áreas de conhecimento no âmbito da interdisciplinaridade; tendo como delimitação metabolismo energético que se faz presente no ensino da Biologia e na Educação Física. Em termos metodológicos foi realizado um estudo de campo - instrumentos da pesquisa qualitativa - entrevista semi-estruturada - os quais fizeram interlocução com a investigação quantitativa, através da aplicação de um questionário, que delineou o perfil dos alunos entrevistados. A pesquisa coletou que os professores de Biologia e Educação Física integra essas disciplinas em sala de aula, porém faz-se necessário pensar além do exercício, buscar estratégias que proporcionam uma melhor compreensão do conteúdo apresentado. A prática interdisciplinar está na possibilidade de que cada professor possa revelar a própria potencialidade e competência. No interior dos resultados constatou-se a necessidade, para melhor compreensão, criar uma página na Internet denominada caderno digital, onde propiciará aos alunos do ensino médio informações científicos relativas ao conteúdo metabolismo energéticos numa abordagem interdisciplinar entre a Biologia e Educação Física proposto no ensino médio geral. Em relação ao produto, o blog Educação Física e Biologia, alcançou a marca de 661 acessos e a perspectiva é aumentar este número, pelos vários comentários positivos onde foi possível perceber expressiva aceitação.
Esta pesquisa, centrada na interdisciplinaridade, enfatiza as interfaces da Biologia e a Educação Física no processo de transferência de energia. O objetivo desta investigação constitui-se em verificar de que forma tem se desenvolvido as relações do tema saúde e atividade física pela integração dessas áreas de conhecimento no âmbito da interdisciplinaridade; tendo como delimitação metabolismo energético que se faz presente no ensino da Biologia e na Educação Física. Em termos metodológicos foi realizado um estudo de campo - instrumentos da pesquisa qualitativa - entrevista semi-estruturada - os quais fizeram interlocução com a investigação quantitativa, através da aplicação de um questionário, que delineou o perfil dos alunos entrevistados. A pesquisa coletou que os professores de Biologia e Educação Física integra essas disciplinas em sala de aula, porém faz-se necessário pensar além do exercício, buscar estratégias que proporcionam uma melhor compreensão do conteúdo apresentado. A prática interdisciplinar está na possibilidade de que cada professor possa revelar a própria potencialidade e competência. No interior dos resultados constatou-se a necessidade, para melhor compreensão, criar uma página na Internet denominada caderno digital, onde propiciará aos alunos do ensino médio informações científicos relativas ao conteúdo metabolismo energéticos numa abordagem interdisciplinar entre a Biologia e Educação Física proposto no ensino médio geral. Em relação ao produto, o blog Educação Física e Biologia, alcançou a marca de 661 acessos e a perspectiva é aumentar este número, pelos vários comentários positivos onde foi possível perceber expressiva aceitação.
Palavras Chave
interdisciplinaridade, Educação, Biologia, Educação Física.
interdisciplinaridade, Educação, Biologia, Educação Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método