Prática de Ensino de Física: avaliação do desempenho de licenciados na aplicação de uma proposta de ensino de eletrodinâmica
Título
Prática de Ensino de Física: avaliação do desempenho de licenciados na aplicação de uma proposta de ensino de eletrodinâmica
Prática de Ensino de Física: avaliação do desempenho de licenciados na aplicação de uma proposta de ensino de eletrodinâmica
Autor
Cléverson Mota Pereira
Cléverson Mota Pereira
Orientação
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A pesquisa, de natureza qualitativa, consistiu em um estudo de caso que buscou analisar a atuação de dois alunos de um Curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, Unesp Campus de Bauru numa situação de sala de aula, tendo como referencia uma proposta construtivista para o ensino de Eletricidade. A seqüência de atividades experimentais sobre Eletrodinâmica foi aplicada para uma turma de 30 alunos de Ensino Médio por dois licenciandos do curso de Licenciatura em Física da Unesp, campus de Bauru, como parte das atividades do Curso intitulado O Outro Lado da Física, parte integrante do estágio supervisionado previsto ao final das disciplinas de Prática de Ensino de Física. A pesquisa buscou analisar a construção de saberes docentes por parte dos licenciandos, visando contribuir para as discussões sobre a formação inicial de professores de Física. Os dados poderão contribuir para a atualização/reformulação da disciplina de Prática de Ensino de Física e iniciar as discussões sobre a reestruturação de licenciaturas no país, atualmente em curso, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior.
A pesquisa, de natureza qualitativa, consistiu em um estudo de caso que buscou analisar a atuação de dois alunos de um Curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, Unesp Campus de Bauru numa situação de sala de aula, tendo como referencia uma proposta construtivista para o ensino de Eletricidade. A seqüência de atividades experimentais sobre Eletrodinâmica foi aplicada para uma turma de 30 alunos de Ensino Médio por dois licenciandos do curso de Licenciatura em Física da Unesp, campus de Bauru, como parte das atividades do Curso intitulado O Outro Lado da Física, parte integrante do estágio supervisionado previsto ao final das disciplinas de Prática de Ensino de Física. A pesquisa buscou analisar a construção de saberes docentes por parte dos licenciandos, visando contribuir para as discussões sobre a formação inicial de professores de Física. Os dados poderão contribuir para a atualização/reformulação da disciplina de Prática de Ensino de Física e iniciar as discussões sobre a reestruturação de licenciaturas no país, atualmente em curso, como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior.
Palavras Chave
eletrodinâmica;prática de ensino de física;reflexão
eletrodinâmica;prática de ensino de física;reflexão
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores