Prática pedagógica de professores de Ciência Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no Ensino
Título
Prática pedagógica de professores de Ciência Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no Ensino
Prática pedagógica de professores de Ciência Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no Ensino
Autor
Denilson Diniz Pereira
Denilson Diniz Pereira
Orientação
Maria de Fátima Mendes Acácio Bigi
Maria de Fátima Mendes Acácio Bigi
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO P
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO P
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As preocupações sobre a qualidade do ensino de Ciências motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constituiu-se como objeto de investigação, profissionais da educação da zona centro oeste do município de Manaus. Buscou-se investigar, por meio de aplicação de questionários, a escola, os professores e os gestores. Os tópicos investigados forneceram informações sobre o espaço escolar, seu cotidiano e o perfil dos mesmos, centrando-se nas características do ensino, na prática pedagógica e no uso de instrumentos didáticos. A metodologia utilizada contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, LAKATOS & MARCONI (1995), pesquisa de campo onde realizou-se uma comparação entre o referencial teórico construído e a realidade do objeto de estudo proposto BASTOS & KELLER (1992) e pesquisa-ação onde desenvolveu-se no ambiente escolar, junto com os professores, os estudantes e a comunidade, LUDKE (2004). Convém ressaltar que a pesquisa foi centrada na prática pedagógica dos professores, sendo um apoio necessário aos estudos sobre o ensino de Ciências. Os resultados observados sobre a formação acadêmica, a prática pedagógica e o uso de instrumentos e materiais didáticos indicam, formação acadêmica inadequada, uso restrito e limitado do material didático, bem como a dificuldade de trabalhar os Temas Transversais. É possível ainda identificar o despreparo no desenvolvimento da práxis pedagógica, falta de conhecimentos mais atualizados,que se evidenciam em um discurso que não se aplica à realidade que vivenciam. Vale lembrar que não resolverá tal problema apenas proporcionando aos professores somente instruções teóricas, faz-se necessário uma reformulação de sua formação inicial e permanente para os professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental, objetos do presente estudo.
As preocupações sobre a qualidade do ensino de Ciências motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constituiu-se como objeto de investigação, profissionais da educação da zona centro oeste do município de Manaus. Buscou-se investigar, por meio de aplicação de questionários, a escola, os professores e os gestores. Os tópicos investigados forneceram informações sobre o espaço escolar, seu cotidiano e o perfil dos mesmos, centrando-se nas características do ensino, na prática pedagógica e no uso de instrumentos didáticos. A metodologia utilizada contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, LAKATOS & MARCONI (1995), pesquisa de campo onde realizou-se uma comparação entre o referencial teórico construído e a realidade do objeto de estudo proposto BASTOS & KELLER (1992) e pesquisa-ação onde desenvolveu-se no ambiente escolar, junto com os professores, os estudantes e a comunidade, LUDKE (2004). Convém ressaltar que a pesquisa foi centrada na prática pedagógica dos professores, sendo um apoio necessário aos estudos sobre o ensino de Ciências. Os resultados observados sobre a formação acadêmica, a prática pedagógica e o uso de instrumentos e materiais didáticos indicam, formação acadêmica inadequada, uso restrito e limitado do material didático, bem como a dificuldade de trabalhar os Temas Transversais. É possível ainda identificar o despreparo no desenvolvimento da práxis pedagógica, falta de conhecimentos mais atualizados,que se evidenciam em um discurso que não se aplica à realidade que vivenciam. Vale lembrar que não resolverá tal problema apenas proporcionando aos professores somente instruções teóricas, faz-se necessário uma reformulação de sua formação inicial e permanente para os professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental, objetos do presente estudo.
Palavras Chave
Perfil; Prática pedagógica; Instrumentos Didáticos.
Perfil; Prática pedagógica; Instrumentos Didáticos.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor