Prática pedagógica de professores de Ciência Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no Ensino

Título
Prática pedagógica de professores de Ciência Naturais em Manaus - Brasil: uso de instrumentos didáticos no Ensino
Autor
Denilson Diniz Pereira
Orientação
Maria de Fátima Mendes Acácio Bigi
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO P
Ano
2008
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As preocupações sobre a qualidade do ensino de Ciências motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constituiu-se como objeto de investigação, profissionais da educação da zona centro oeste do município de Manaus. Buscou-se investigar, por meio de aplicação de questionários, a escola, os professores e os gestores. Os tópicos investigados forneceram informações sobre o espaço escolar, seu cotidiano e o perfil dos mesmos, centrando-se nas características do ensino, na prática pedagógica e no uso de instrumentos didáticos. A metodologia utilizada contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, LAKATOS & MARCONI (1995), pesquisa de campo onde realizou-se uma comparação entre o referencial teórico construído e a realidade do objeto de estudo proposto BASTOS & KELLER (1992) e pesquisa-ação onde desenvolveu-se no ambiente escolar, junto com os professores, os estudantes e a comunidade, LUDKE (2004). Convém ressaltar que a pesquisa foi centrada na prática pedagógica dos professores, sendo um apoio necessário aos estudos sobre o ensino de Ciências. Os resultados observados sobre a formação acadêmica, a prática pedagógica e o uso de instrumentos e materiais didáticos indicam, formação acadêmica inadequada, uso restrito e limitado do material didático, bem como a dificuldade de trabalhar os Temas Transversais. É possível ainda identificar o despreparo no desenvolvimento da práxis pedagógica, falta de conhecimentos mais atualizados,que se evidenciam em um discurso que não se aplica à realidade que vivenciam. Vale lembrar que não resolverá tal problema apenas proporcionando aos professores somente instruções teóricas, faz-se necessário uma reformulação de sua formação inicial e permanente para os professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental, objetos do presente estudo.
Palavras Chave
Perfil; Prática pedagógica; Instrumentos Didáticos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor