Construindo o perfil do professor de Biologia na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: RMPA: analisando as observações dos estagiários em Biologia.

Título
Construindo o perfil do professor de Biologia na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS: RMPA: analisando as observações dos estagiários em Biologia.
Autor
Eliaquim Barbosa Pereira
Orientação
Edson Roberto Oaigen
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e M
Ano
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento referente ao perfil do professor de Biologia da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), tendo por base empírica, os relatórios das observações de graduandos estagiários em Biologia, feitas em sala de aula com o Ensino Médio. Foram utilizados como amostra 59 graduandos de duas turmas da disciplina Estágio Supervisionado em Biologia II, que cursavam o segundo semestre de 2007 e 590 professores atuantes das escolas Estaduais de Ensino Médio que atuam na RMPA, isto levando em consideração que cada graduando fez dez observações e com professores distintos e em turmas distintas. A pesquisa adotou fundamentos quali – quantitativa, utilizando o Método Hermenêutico, por meio de Análise de Conteúdos e interpretação de dados, utilizando os métodos empírico, analítico motivacional e análise de conteúdos, onde foram analisados e interpretados livros, artigos, respostas contidas nas questões abertas constantes nos instrumentos de coletas de dados, registrando e discutindo a concepção sobre o perfil do professor. Utilizou-se também de um questionário com três questões abertas, respondidos pelos graduandos, tendo por base as observações feitas pelos mesmos. De posse das concepções obtidas e com base nos materiais coletado pelos graduandos podemos ressaltar que o ensino de Biologia representa um avanço gradativo na educação desta região, pois apesar dos problemas, existem professores capacitados e empenhados na profissão com condições para o desenvolvimento de pesquisas, produção e efetivação de diálogos sobre os conhecimentos existentes e sua pertinência no contexto atual.
Palavras Chave
Perfil; Professor de Biologia; Ensino - Aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor