O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de ciências

Título
O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de ciências
Educação
Autor
Francielle Amâncio Pereira
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente pesquisa visa caracterizar a maneira como gestores de escolas públicas do estado de São Paulo, participantes de um Curso de Especialização em Gestão Educacional, oferecido pela Unicamp em 2006, apropriaram-se da ideia de interdisciplinaridade ao serem desafiados, em um trabalho de conclusão de disciplina, a promover mudanças curriculares nas escolas onde atuam. Para tanto, tinham à disposição sete idéias-chave unificadoras do currículo de Ciências apresentado no Curso (quatro de cunho programático e três de cunho metodológico). Poderiam escolher livremente qualquer uma delas como norteadora de mudanças curriculares de caráter interdisciplinar. Foram analisados os trabalhos apresentados por uma amostra de 186 gestores e os resultados mostraram um baixo nível de compreensão/aplicação do conceito de interdisciplinaridade, tendo recaído as preferências nas idéias-chave metodológicas, com especial destaque para “estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e divergente do aluno”, com pouca especificidade em termos de ensino de Ciências.
Palavras Chave
Interdisciplinaridade; Gestores; Mudanças Currículares; Ciências,

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Professor