Programa Saúde E Prevenção Nas Escolas: Políticas E Gestão Da Educação Sexual.
Título
Programa Saúde E Prevenção Nas Escolas: Políticas E Gestão Da Educação Sexual.
Programa Saúde E Prevenção Nas Escolas: Políticas E Gestão Da Educação Sexual.
Autor
Heloisa Helena Daldin Pereira
Heloisa Helena Daldin Pereira
Orientação
Sidney Reinaldo da Silva
Sidney Reinaldo da Silva
Instituição
UTP
UTP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/PR
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação é um estudo sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, na cidade de Curitiba. Este Programa foi lançado em 2003, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação sob coordenação do Programa Nacional de DST/Aids e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, tendo como base disponibilizar preservativos masculinos no ambiente escolar das redes públicas de ensino. O objetivo deste trabalho é compreender, a partir da perspectiva reichiana, a forma como se deu a implantação deste Programa em escolas públicas de Curitiba, destacando as políticas públicas para a adolescência e juventude, e discutir a importância desta iniciativa para a mudança de concepções da sexualidade, no âmbito da educação sexual nas escolas. A investigação se deu a partir da análise dos documentos produzidos pelo Programa, seu estatuto, diretrizes e relatórios; ela contou também com visitas regulares às escolas, onde foram coletados os dados qualitativos. A análise dos dados foi feita a partir da reconstrução crítica do conceito de sexualidade e da discussão das tendências históricas da educação sexual nas escolas no Brasil. As hipóteses trabalhadas são de que nas escolas do Brasil ainda prevalece a concepção higienista da educação para sexualidade, focando, sobretudo, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, e que a escola submete-se a este modelo, deixando de lado sua maior contribuição que é educar para a sexualidade, enfocando a liberdade com responsabilidade, o prazer com respeito e a formação humana com cidadania. O principal resultado desse trabalho está na forma como ele chama atenção para os riscos e oportunidades presentes no Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. O risco maior está em repetir formas alienantes de educação sexual voltadas meramente para questões de saúde. A oportunidade refere-se à forma como o programa se articula, envolvendo diversos setores públicos e comunitários, possibilitando à escola tornar-se um espaço para o debate formativo a respeito não só dos perigos para a saúde inerente a prática sexual, mas da importância da sexualidade, em suas diversas expressões, para o desenvolvimento e realização humana.
Esta dissertação é um estudo sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, na cidade de Curitiba. Este Programa foi lançado em 2003, a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação sob coordenação do Programa Nacional de DST/Aids e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, tendo como base disponibilizar preservativos masculinos no ambiente escolar das redes públicas de ensino. O objetivo deste trabalho é compreender, a partir da perspectiva reichiana, a forma como se deu a implantação deste Programa em escolas públicas de Curitiba, destacando as políticas públicas para a adolescência e juventude, e discutir a importância desta iniciativa para a mudança de concepções da sexualidade, no âmbito da educação sexual nas escolas. A investigação se deu a partir da análise dos documentos produzidos pelo Programa, seu estatuto, diretrizes e relatórios; ela contou também com visitas regulares às escolas, onde foram coletados os dados qualitativos. A análise dos dados foi feita a partir da reconstrução crítica do conceito de sexualidade e da discussão das tendências históricas da educação sexual nas escolas no Brasil. As hipóteses trabalhadas são de que nas escolas do Brasil ainda prevalece a concepção higienista da educação para sexualidade, focando, sobretudo, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, e que a escola submete-se a este modelo, deixando de lado sua maior contribuição que é educar para a sexualidade, enfocando a liberdade com responsabilidade, o prazer com respeito e a formação humana com cidadania. O principal resultado desse trabalho está na forma como ele chama atenção para os riscos e oportunidades presentes no Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. O risco maior está em repetir formas alienantes de educação sexual voltadas meramente para questões de saúde. A oportunidade refere-se à forma como o programa se articula, envolvendo diversos setores públicos e comunitários, possibilitando à escola tornar-se um espaço para o debate formativo a respeito não só dos perigos para a saúde inerente a prática sexual, mas da importância da sexualidade, em suas diversas expressões, para o desenvolvimento e realização humana.
Palavras Chave
Programa saúde e prevenção nas escolas; políticas públicas
Programa saúde e prevenção nas escolas; políticas públicas
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
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Foco Temático
Currículos e Programas
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