Professores de Ciências Naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais.
Título
Professores de Ciências Naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais.
Professores de Ciências Naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais.
Autor
Jose Everaldo Pereira
Jose Everaldo Pereira
Orientação
Isauro Beltran Nuñez
Isauro Beltran Nuñez
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo apresenta uma pesquisa realizada com professores de Física, Química e Biologia o qual teve como objetivos avaliar: 1) o grau de desenvolvimento desses professores quanto às habilidades que possibilitam ensinar, a alunos do ensino médio, a habilidade de medir no trabalho prático e experimental; 2) as necessidades formativas em relação a essas habilidades; e 3) a ordem de prioridade para a formação docente, no que diz respeito a tais habilidades. O estudo se fundamenta na teoria da atividade, de A. N. Leontiev (1983), uma vez que consideramos a formação docente um tipo de atividade para a qual a categoria necessidade é fonte de motivação e na qual é condição necessária para a profissionalidade e para o desenvolvimento profissional. Foi aplicado um questionário de questões abertas e questões fechadas para 116 professores, durante três oficinas pedagógicas, realizadas para a dinamização de laboratórios de ciências. O instrumento permitiu obter-se o perfil pessoal e profissional dos participantes assim como avaliar-se o grau de desenvolvimento destes, sua necessidade formativa e a ordem de prioridade que eles atribuíram à tarefa de ensinar as habilidades relativas ao trabalho de testar hipóteses de medir, no que diz respeito a: a) operacionalizar variáveis de uma hipótese no trabalho experimental; b) medir no trabalho prático e experimental; c) estimar possíveis erros de medições e utilizar procedimentos adequados para minimizá-los; d) estimar a validez de uma medição; e) estimar a confiabilidade de uma medição. Os resultados da pesquisa indicaram limitações dos professores quanto ao grau de desenvolvimento em relação a todas as habilidades analisadas. Mais de 90% deles consideraram essas deficiências como necessidades de formação continuada. A maioria (54%, em média) expressou prioridade imediata para formação em cada uma das habilidades. A partir de uma correlação, utilizando-se o teste estatístico qui-quadrado, entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa para as cinco habilidades, os resultados obtidos permitem afirmar que, para todas essas habilidades de ensino, existe uma forte correlação entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa. Essa situação é sintomática da importância de se aproximar mais, no ensino médio, o ensino de ciências e a formação docente no trabalho prático e experimental, como componente-chave da educação científica na educação básica. Os resultados obtidos podem contribuir, como subsídio, para cursos de formação continuada, tomando como base as necessidades que se constituem em elementos de motivação dos professores para o desenvolvimento profissional.
O estudo apresenta uma pesquisa realizada com professores de Física, Química e Biologia o qual teve como objetivos avaliar: 1) o grau de desenvolvimento desses professores quanto às habilidades que possibilitam ensinar, a alunos do ensino médio, a habilidade de medir no trabalho prático e experimental; 2) as necessidades formativas em relação a essas habilidades; e 3) a ordem de prioridade para a formação docente, no que diz respeito a tais habilidades. O estudo se fundamenta na teoria da atividade, de A. N. Leontiev (1983), uma vez que consideramos a formação docente um tipo de atividade para a qual a categoria necessidade é fonte de motivação e na qual é condição necessária para a profissionalidade e para o desenvolvimento profissional. Foi aplicado um questionário de questões abertas e questões fechadas para 116 professores, durante três oficinas pedagógicas, realizadas para a dinamização de laboratórios de ciências. O instrumento permitiu obter-se o perfil pessoal e profissional dos participantes assim como avaliar-se o grau de desenvolvimento destes, sua necessidade formativa e a ordem de prioridade que eles atribuíram à tarefa de ensinar as habilidades relativas ao trabalho de testar hipóteses de medir, no que diz respeito a: a) operacionalizar variáveis de uma hipótese no trabalho experimental; b) medir no trabalho prático e experimental; c) estimar possíveis erros de medições e utilizar procedimentos adequados para minimizá-los; d) estimar a validez de uma medição; e) estimar a confiabilidade de uma medição. Os resultados da pesquisa indicaram limitações dos professores quanto ao grau de desenvolvimento em relação a todas as habilidades analisadas. Mais de 90% deles consideraram essas deficiências como necessidades de formação continuada. A maioria (54%, em média) expressou prioridade imediata para formação em cada uma das habilidades. A partir de uma correlação, utilizando-se o teste estatístico qui-quadrado, entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa para as cinco habilidades, os resultados obtidos permitem afirmar que, para todas essas habilidades de ensino, existe uma forte correlação entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa. Essa situação é sintomática da importância de se aproximar mais, no ensino médio, o ensino de ciências e a formação docente no trabalho prático e experimental, como componente-chave da educação científica na educação básica. Os resultados obtidos podem contribuir, como subsídio, para cursos de formação continuada, tomando como base as necessidades que se constituem em elementos de motivação dos professores para o desenvolvimento profissional.
Palavras Chave
habilidades de ensino, formação continuada.
habilidades de ensino, formação continuada.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores