O inconsiente na produção científica sobre Aids e educação escolar.
Título
O inconsiente na produção científica sobre Aids e educação escolar.
O inconsiente na produção científica sobre Aids e educação escolar.
Autor
Patrícia da Silva Pereira
Patrícia da Silva Pereira
Orientação
Maria Lúcia de Oliveira Oliveira
Maria Lúcia de Oliveira Oliveira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Araraquara/SP
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Ao longo dos anos, diversas medidas preventivas foram utilizadas para conter a expansão da epidemia de Aids, dentre estas a orientação sexual nas escolas. Atualmente, a escola está incumbida de instruir e informar crianças, jovens e adultos sobre o HIV/Aids. Dado o desafio que o combate à doença representa ao sistema educacional, pesquisadores do Brasil inteiro vêm empenhando esforços para estudar o processo preventivo. Neste sentido, objetivamos investigar em que medida o inconsciente é abordado na produção científica das universidades públicas do Estado de São Paulo (UNESP, USP, UNICAMP e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e das PUCs referente a prevenção à Aids, baseando-nos nas contribuições de Freud, Ferenczi, Winnicott, entre outros, para uma compreensão ampliada da sexualidade e de aspectos psíquicos envolvidos na aprendizagem. Selecionamos 30 dissertações e teses, em que predominam trabalhos que apresentam a transmissão de informações sobre a prevenção ao HIV e a compreensão dos adolescentes sobre essas mesmas informações. Nossa pesquisa aponta para um número reduzido de trabalhos, apenas 7, em que a abordagem do inconsciente é contemplada e, apenas 2 utilizam o referencial psicanalítico. É possível constatar que os aspectos inconscientes têm sido pouco considerados nas atividades de orientação sexual escolar. Os trabalhos analisados procuram abordar a qualidade do conhecimento que se tem sobre Aids e a sexualidade e pouco sobre o funcionamento psíquico necessário para aquisição desses conhecimentos. Em alguns trabalhos, a Psicanálise foi utilizada como suporte para a compreensão do desenvolvimento psicossexual e pouco explorada para analisar os resultados obtidos na pesquisa.
Ao longo dos anos, diversas medidas preventivas foram utilizadas para conter a expansão da epidemia de Aids, dentre estas a orientação sexual nas escolas. Atualmente, a escola está incumbida de instruir e informar crianças, jovens e adultos sobre o HIV/Aids. Dado o desafio que o combate à doença representa ao sistema educacional, pesquisadores do Brasil inteiro vêm empenhando esforços para estudar o processo preventivo. Neste sentido, objetivamos investigar em que medida o inconsciente é abordado na produção científica das universidades públicas do Estado de São Paulo (UNESP, USP, UNICAMP e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e das PUCs referente a prevenção à Aids, baseando-nos nas contribuições de Freud, Ferenczi, Winnicott, entre outros, para uma compreensão ampliada da sexualidade e de aspectos psíquicos envolvidos na aprendizagem. Selecionamos 30 dissertações e teses, em que predominam trabalhos que apresentam a transmissão de informações sobre a prevenção ao HIV e a compreensão dos adolescentes sobre essas mesmas informações. Nossa pesquisa aponta para um número reduzido de trabalhos, apenas 7, em que a abordagem do inconsciente é contemplada e, apenas 2 utilizam o referencial psicanalítico. É possível constatar que os aspectos inconscientes têm sido pouco considerados nas atividades de orientação sexual escolar. Os trabalhos analisados procuram abordar a qualidade do conhecimento que se tem sobre Aids e a sexualidade e pouco sobre o funcionamento psíquico necessário para aquisição desses conhecimentos. Em alguns trabalhos, a Psicanálise foi utilizada como suporte para a compreensão do desenvolvimento psicossexual e pouco explorada para analisar os resultados obtidos na pesquisa.
Palavras Chave
Inconsciente. Psicanálise. Educação.
Inconsciente. Psicanálise. Educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Outros
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