A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica.
Título
A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica.
A Física da música no Renascimento: uma abordagem histórico-epistemológica.
Autor
Rafael Andrade Pereira
Rafael Andrade Pereira
Orientação
Oscar João Abdounur
Oscar João Abdounur
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2010
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho objetiva pesquisar sob uma perspectiva histórico-epistemológica o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Tal investigação será especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, assim analisou-se tratados teórico-musicais desse período sob uma perspectiva das relações entre a física, a matemática e a música. Do ponto de vista educacional, o presente projeto pretende, por meio de uma exposição didática no museu Estação Ciência, reproduzir estruturalmente experimentos esclarecedores de conceitos acústicos emergentes na Revolução Científica, fazendo uso de recursos modernos. Como resultado bibliográfico de tais reflexões, foi organizada uma discussão sobre um conjunto de estratégias de ensino sobre a relação entre física, matemática e música, sob uma perspectiva histórico-epistemológica. Além disso, o presente trabalho relatou o processo de desenvolvimento de uma exposição didática sobre a relação entre a matemática, a física e a música. Tal exposição busca reconstruir os principais experimentos da história da acústica musical responsáveis pela consolidação da teoria que conhecemos atualmente, evidenciando os indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico na história da ciência. Neste sentido, torna-se fundamental que a pesquisa historiográfica forneça subsídios teóricos para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar a exposição didática que será realizada no museu Estação Ciência, reproduzindo por escrito sua estrutura, experimentos e painéis que visam esclarecer conceitos acústicos emergentes na Grécia Antiga e suas transformações ao longo da Revolução Científica.
Este trabalho objetiva pesquisar sob uma perspectiva histórico-epistemológica o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Tal investigação será especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, assim analisou-se tratados teórico-musicais desse período sob uma perspectiva das relações entre a física, a matemática e a música. Do ponto de vista educacional, o presente projeto pretende, por meio de uma exposição didática no museu Estação Ciência, reproduzir estruturalmente experimentos esclarecedores de conceitos acústicos emergentes na Revolução Científica, fazendo uso de recursos modernos. Como resultado bibliográfico de tais reflexões, foi organizada uma discussão sobre um conjunto de estratégias de ensino sobre a relação entre física, matemática e música, sob uma perspectiva histórico-epistemológica. Além disso, o presente trabalho relatou o processo de desenvolvimento de uma exposição didática sobre a relação entre a matemática, a física e a música. Tal exposição busca reconstruir os principais experimentos da história da acústica musical responsáveis pela consolidação da teoria que conhecemos atualmente, evidenciando os indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico na história da ciência. Neste sentido, torna-se fundamental que a pesquisa historiográfica forneça subsídios teóricos para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Desta forma, o presente trabalho pretende apresentar a exposição didática que será realizada no museu Estação Ciência, reproduzindo por escrito sua estrutura, experimentos e painéis que visam esclarecer conceitos acústicos emergentes na Grécia Antiga e suas transformações ao longo da Revolução Científica.
Palavras Chave
exposição, divulgação científica, acústica musical.
exposição, divulgação científica, acústica musical.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar, História da Ciência
Organização da Inst. Não-Escolar, História da Ciência