A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde

Título
A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde
Ensino Em Biociências E Saúde
Autor
Rosalina Maria de Magalhães Pereira
Orientação
Anthony Érico da Gama Guimarães
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A água é um dos recursos fundamentais à vida garantindo não só o surgimento como a sobrevivência da vida em nosso planeta. A saúde da população humana é influenciada diretamente pela qualidade da água a que tem acesso. Pela sua importância, a água deve ser um dos assuntos mais bem trabalhados durante a vida escolar para que os estudantes possam adquirir conhecimentos sobre a água, suas relações com a saúde humana, aliando esses conhecimentos a reflexões críticas que os levem a novas atitudes ambientais no que concerne aos seus usos e à promoção da saúde. Por esses motivos, consideramos de grande importância a realização desse estudo, que teve como finalidade fazer um levantamento dos conteúdos ensinados no segundo segmento do ensino fundamental e investigar se as práticas curriculares vêm favorecendo a aprendizagem sobre a água visando a promoção da saúde. Para tanto, empreendemos uma pesquisa qualitativa numa escola pública da cidade do Rio de Janeiro, tendo como grupos participantes alunos da oitava série e professores do segmento investigado. Constatamos que, apesar do papel fundamental da escola no processo de aprendizagem e na formação do cidadão, as ações pedagógicas não vêm atingindo seus objetivos, visto que a maior parte dos alunos da 8ª série do ensino fundamental demonstra desconhecimento em relação a questões primordiais tratadas pela escola sobre a água tais como: doenças veiculadas pela água, o abastecimento, a distribuição, as propriedades e as responsabilidades políticas dos governos em relação ao fornecimento de água potável a toda a população. Entretanto, a grande maioria reconhece a necessidade dos cuidados básicos que eles próprios devem ter com a água a ser utilizada. Concluímos apontando que a escola de ensino fundamental precisa buscar caminhos que propiciem uma aprendizagem significativa, através, principalmente, do diálogo entre professores e alunos, atores do processo educacional, para que possa efetivamente contribuir para o processo de promoção da saúde e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida.
Palavras Chave
água, escola, saúde, concepções de aluno.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas