A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde
Título
A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde
A água e o Ensino de Ciências Naturais: Um estudo sobre a influência da escola na promoção da saúde
Ensino Em Biociências E Saúde
Autor
Rosalina Maria de Magalhães Pereira
Rosalina Maria de Magalhães Pereira
Orientação
Anthony Érico da Gama Guimarães
Anthony Érico da Gama Guimarães
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de/RJ
Rio de/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A água é um dos recursos fundamentais à vida garantindo não só o surgimento como a sobrevivência da vida em nosso planeta. A saúde da população humana é influenciada diretamente pela qualidade da água a que tem acesso. Pela sua importância, a água deve ser um dos assuntos mais bem trabalhados durante a vida escolar para que os estudantes possam adquirir conhecimentos sobre a água, suas relações com a saúde humana, aliando esses conhecimentos a reflexões críticas que os levem a novas atitudes ambientais no que concerne aos seus usos e à promoção da saúde. Por esses motivos, consideramos de grande importância a realização desse estudo, que teve como finalidade fazer um levantamento dos conteúdos ensinados no segundo segmento do ensino fundamental e investigar se as práticas curriculares vêm favorecendo a aprendizagem sobre a água visando a promoção da saúde. Para tanto, empreendemos uma pesquisa qualitativa numa escola pública da cidade do Rio de Janeiro, tendo como grupos participantes alunos da oitava série e professores do segmento investigado. Constatamos que, apesar do papel fundamental da escola no processo de aprendizagem e na formação do cidadão, as ações pedagógicas não vêm atingindo seus objetivos, visto que a maior parte dos alunos da 8ª série do ensino fundamental demonstra desconhecimento em relação a questões primordiais tratadas pela escola sobre a água tais como: doenças veiculadas pela água, o abastecimento, a distribuição, as propriedades e as responsabilidades políticas dos governos em relação ao fornecimento de água potável a toda a população. Entretanto, a grande maioria reconhece a necessidade dos cuidados básicos que eles próprios devem ter com a água a ser utilizada. Concluímos apontando que a escola de ensino fundamental precisa buscar caminhos que propiciem uma aprendizagem significativa, através, principalmente, do diálogo entre professores e alunos, atores do processo educacional, para que possa efetivamente contribuir para o processo de promoção da saúde e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida.
A água é um dos recursos fundamentais à vida garantindo não só o surgimento como a sobrevivência da vida em nosso planeta. A saúde da população humana é influenciada diretamente pela qualidade da água a que tem acesso. Pela sua importância, a água deve ser um dos assuntos mais bem trabalhados durante a vida escolar para que os estudantes possam adquirir conhecimentos sobre a água, suas relações com a saúde humana, aliando esses conhecimentos a reflexões críticas que os levem a novas atitudes ambientais no que concerne aos seus usos e à promoção da saúde. Por esses motivos, consideramos de grande importância a realização desse estudo, que teve como finalidade fazer um levantamento dos conteúdos ensinados no segundo segmento do ensino fundamental e investigar se as práticas curriculares vêm favorecendo a aprendizagem sobre a água visando a promoção da saúde. Para tanto, empreendemos uma pesquisa qualitativa numa escola pública da cidade do Rio de Janeiro, tendo como grupos participantes alunos da oitava série e professores do segmento investigado. Constatamos que, apesar do papel fundamental da escola no processo de aprendizagem e na formação do cidadão, as ações pedagógicas não vêm atingindo seus objetivos, visto que a maior parte dos alunos da 8ª série do ensino fundamental demonstra desconhecimento em relação a questões primordiais tratadas pela escola sobre a água tais como: doenças veiculadas pela água, o abastecimento, a distribuição, as propriedades e as responsabilidades políticas dos governos em relação ao fornecimento de água potável a toda a população. Entretanto, a grande maioria reconhece a necessidade dos cuidados básicos que eles próprios devem ter com a água a ser utilizada. Concluímos apontando que a escola de ensino fundamental precisa buscar caminhos que propiciem uma aprendizagem significativa, através, principalmente, do diálogo entre professores e alunos, atores do processo educacional, para que possa efetivamente contribuir para o processo de promoção da saúde e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida.
Palavras Chave
água, escola, saúde, concepções de aluno.
água, escola, saúde, concepções de aluno.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas