Concepção da relação aprendizagem e desenvolvimento subjacente à prática dos professores em ensino de Ciências nas séries iniciais do primeiro grau (1°a 4°séries)

Título
Concepção da relação aprendizagem e desenvolvimento subjacente à prática dos professores em ensino de Ciências nas séries iniciais do primeiro grau (1°a 4°séries)
Educação
Autor
Yara Christina Cesário Pereira
Orientação
André Valdir Zunino
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho, um estudo de caso de cunho avaliativo e documental, investiga a concepção da relação aprendizagem e desenvolvimento, subjacente a prática dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. O material de análise foi coletado durante um período de aproximadamente um ano e três meses, envolvendo professores e alunos das séries iniciais (1a - 4a séries) do 1o Grau e professores que atuam no curso de magistério, 2o Grau. O objetivo principal da investigação foi o de identificar e analisar a visão dos sujeitos pesquisados, a respeito do papel da aprendizagem escolar e das interações sociais no processo de desenvolvimento humano, a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica ou sócio-cultural, elaborados por L. S. Vygotsky. Constatou-se a dicotomia entre aprendizagem e desenvolvimento presentes no ideário destes professores e aponta-se para a necessidade de se conhecer mais e melhor, o pensamento dos educadores que trabalham no ensino fundamental, como possibilidade de uma outra prática pedagógica, rumo a uma forma de interação coletiva, compartilhada, responsável e gerenciada por todos em benefício de todos.
Palavras Chave
Aprendizagem; Desenvolvimento; Interação Social

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor