Análise de uma experiência investigativa e interdisciplinar de ensino de ciências
Título
Análise de uma experiência investigativa e interdisciplinar de ensino de ciências
Análise de uma experiência investigativa e interdisciplinar de ensino de ciências
Autor
Carmem Alice Perez
Carmem Alice Perez
Orientação
Maria Inês Nogueira
Maria Inês Nogueira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A aprendizagem para se configurar como tal necessita da atenção e da memória. Pesquisas em Neurociências colocam que, durante a aprendizagem, são formadas memórias que dependem da capacidade que tem o sistema nervoso de modificar-se em decorrência das experiências vivenciadas. O arquivamento de informações é mediado por diferentes módulos do sistema nervoso que funcionam de forma independente, porém cooperativa (XAVIER, 1993). O que conduz, portanto, à inferência de que quanto mais informações houver sobre o mesmo fato maior será o número de áreas cerebrais envolvidas na retenção do mesmo na memória, consequentemente, melhor será a sua aprendizagem. Esse estudo procura analisar os efeitos da aplicação de atividade de ensino que estabeleça abordagem investigativa interdisciplinar, de um mesmo tema, na concentração da atenção, no interesse do aprendiz para o fato estudado, bem como sua eficácia na retenção e conseqüente aprendizagem do conteúdo abordado. Foi elaborado um curso de Formação Continuada a professores do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo sobre o tema Luz e Visão: Você entende o que olha Foram abordados os aspectos biológicos, físicos e químicos do tema. Participaram vinte professores que foram divididos em grupos heterogêneos quanto à unidade de origem e área de formação. Foi efetuada avaliação quantitativa com testes pré e pós formação, bem como avaliado qualitativamente quanto a: interações orais, por gravações em vídeo e à produção escrita dos participantes. Ainda, foi explorada a possibilidade de transposição da experiência à realidade da escola de origem de cada um. Ainda, compõe os resultados a transcrição de vídeo sobre a dissecação do olho de boi. Os resultados evidenciaram ganho significativo de conhecimento (signal test em nível de significância de 5%), referendado também na avaliação qualitativa da interação dos docentes UE, participantes. Os projetos de aplicação nas UE foram apresentados ao final das atividades do curso e destes, quatro foram total, ou parcialmente aplicados nas UE, com resultados muito positivos. Essa experiência indica que é possível melhorar a aprendizagem, por abordagem investigativa interdisciplinar, mas principalmente que é preciso investir na formação e valorização do professor.
A aprendizagem para se configurar como tal necessita da atenção e da memória. Pesquisas em Neurociências colocam que, durante a aprendizagem, são formadas memórias que dependem da capacidade que tem o sistema nervoso de modificar-se em decorrência das experiências vivenciadas. O arquivamento de informações é mediado por diferentes módulos do sistema nervoso que funcionam de forma independente, porém cooperativa (XAVIER, 1993). O que conduz, portanto, à inferência de que quanto mais informações houver sobre o mesmo fato maior será o número de áreas cerebrais envolvidas na retenção do mesmo na memória, consequentemente, melhor será a sua aprendizagem. Esse estudo procura analisar os efeitos da aplicação de atividade de ensino que estabeleça abordagem investigativa interdisciplinar, de um mesmo tema, na concentração da atenção, no interesse do aprendiz para o fato estudado, bem como sua eficácia na retenção e conseqüente aprendizagem do conteúdo abordado. Foi elaborado um curso de Formação Continuada a professores do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo sobre o tema Luz e Visão: Você entende o que olha Foram abordados os aspectos biológicos, físicos e químicos do tema. Participaram vinte professores que foram divididos em grupos heterogêneos quanto à unidade de origem e área de formação. Foi efetuada avaliação quantitativa com testes pré e pós formação, bem como avaliado qualitativamente quanto a: interações orais, por gravações em vídeo e à produção escrita dos participantes. Ainda, foi explorada a possibilidade de transposição da experiência à realidade da escola de origem de cada um. Ainda, compõe os resultados a transcrição de vídeo sobre a dissecação do olho de boi. Os resultados evidenciaram ganho significativo de conhecimento (signal test em nível de significância de 5%), referendado também na avaliação qualitativa da interação dos docentes UE, participantes. Os projetos de aplicação nas UE foram apresentados ao final das atividades do curso e destes, quatro foram total, ou parcialmente aplicados nas UE, com resultados muito positivos. Essa experiência indica que é possível melhorar a aprendizagem, por abordagem investigativa interdisciplinar, mas principalmente que é preciso investir na formação e valorização do professor.
Palavras Chave
Formação Continuada; Abordagem Investigativa; Interdisciplinaridade
Formação Continuada; Abordagem Investigativa; Interdisciplinaridade
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Aluno
Formação de Professores, Características do Aluno