A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências: uma abordagem sobre o conceito de massa-energia relativístico.
Título
A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências: uma abordagem sobre o conceito de massa-energia relativístico.
A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências: uma abordagem sobre o conceito de massa-energia relativístico.
Educação para a Ciência
Autor
José Rafael Boesso Perez
José Rafael Boesso Perez
Orientação
João José Caluzi
João José Caluzi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Vários pesquisadores da área de Ensino de Ciências têm discutido a necessidade e/ou a conveniência de introduzir no Ensino Médio a Física Moderna ou Contemporânea. Nesse estudo, discutiremos um aspecto muitas vezes relegado a um segundo plano pelos pesquisadores: a educação não formal. Nossos alunos têm acesso a programas de televisão, jornais, revistas, etc, em que a ciência moderna é abordada. Buscaremos mostrar a urgência da introdução da Física Moderna no Ensino Médio, tendo em vista a qualidade, muitas vezes superficial, da informação nesses meios não formais de educação. Escolhemos o tema massa-energia relativístico por três motivos: a importância dada pela imprensa ao tema desde sua formulação, a divulgação da figura de Albert Einstein como cientista padrão e o fascínio dessa teoria par os estudantes. Inicialmente, faremos um levantamento histórico do desenvolvimento dos conceitos de massa, de energia e de massa-energia relativístico. Em seguida, pesquisaremos artigos divulgados pela imprensa sobre o tema. Nessa segunda etapa, vamos nos restringir à revista Superinteressante e a artigos publicados nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Trabalharemos com publicações de diferentes anos e buscaremos na Análise do Discurso e na Semântica da Enunciação o suporte lingüístico necessário para analisá-las. Utilizando a História da Ciência como metodologia de nossa pesquisa, compararemos as informações obtidas das fontes primárias com as fontes dos Meios de Comunicação de Massa.
Vários pesquisadores da área de Ensino de Ciências têm discutido a necessidade e/ou a conveniência de introduzir no Ensino Médio a Física Moderna ou Contemporânea. Nesse estudo, discutiremos um aspecto muitas vezes relegado a um segundo plano pelos pesquisadores: a educação não formal. Nossos alunos têm acesso a programas de televisão, jornais, revistas, etc, em que a ciência moderna é abordada. Buscaremos mostrar a urgência da introdução da Física Moderna no Ensino Médio, tendo em vista a qualidade, muitas vezes superficial, da informação nesses meios não formais de educação. Escolhemos o tema massa-energia relativístico por três motivos: a importância dada pela imprensa ao tema desde sua formulação, a divulgação da figura de Albert Einstein como cientista padrão e o fascínio dessa teoria par os estudantes. Inicialmente, faremos um levantamento histórico do desenvolvimento dos conceitos de massa, de energia e de massa-energia relativístico. Em seguida, pesquisaremos artigos divulgados pela imprensa sobre o tema. Nessa segunda etapa, vamos nos restringir à revista Superinteressante e a artigos publicados nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Trabalharemos com publicações de diferentes anos e buscaremos na Análise do Discurso e na Semântica da Enunciação o suporte lingüístico necessário para analisá-las. Utilizando a História da Ciência como metodologia de nossa pesquisa, compararemos as informações obtidas das fontes primárias com as fontes dos Meios de Comunicação de Massa.
Palavras Chave
análise do discurso; divulgação científica; massa-energia, Física Moderna, História da Ciência.
análise do discurso; divulgação científica; massa-energia, Física Moderna, História da Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar