Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de Ciências.
Título
Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de Ciências.
Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de Ciências.
Educação
Autor
Regina Helena Lombardo Perez
Regina Helena Lombardo Perez
Orientação
Mariley Simões Flória Gouveia
Mariley Simões Flória Gouveia
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho sobre a realidade circunstante é meio pelo qual o homem mobiliza o círculo ação-conhecimento-ação que lhe permite produzir conhecimentos e os meios de sua sobrevivência como indivíduo e membro de grupo social. O trabalho é, também, mediador no processo de aprimoramento do "ser humano profissional" que se concretiza de modo condicionado por fatores interferentes relacionados ao próprio trabalhador - as condições interferentes subjetivas, e às condições ambientais em que o trabalho se desenvolve - as condições interferentes objetivas. Com essa perspectiva, a partir das informações de um grupo de professores de Ciências que atuam nas classes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais da região de Campinas, Estado de São Paulo, buscou-se conhecer as condições em que esses professores produzem conhecimentos e desenvolvem o seu trabalho pedagógico, incluindo o ensino do componente curricular Ciências. A análise dessas informações colocou em foco o fato de que as condições interferentes subjetivas e objetivas em que esses professores de Ciências desenvolvem suas atividades pedagógicas apresentam incompatibilidades que dificultam a produção de conhecimentos fundamentais desse trabalho pedagógico. A análise evidenciou, também, que essas condições, do modo como se apresentam, caracterizam-se como necessárias mas não suficientes para o desenvolvimento de trabalho pedagógico qualificado.
O trabalho sobre a realidade circunstante é meio pelo qual o homem mobiliza o círculo ação-conhecimento-ação que lhe permite produzir conhecimentos e os meios de sua sobrevivência como indivíduo e membro de grupo social. O trabalho é, também, mediador no processo de aprimoramento do "ser humano profissional" que se concretiza de modo condicionado por fatores interferentes relacionados ao próprio trabalhador - as condições interferentes subjetivas, e às condições ambientais em que o trabalho se desenvolve - as condições interferentes objetivas. Com essa perspectiva, a partir das informações de um grupo de professores de Ciências que atuam nas classes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais da região de Campinas, Estado de São Paulo, buscou-se conhecer as condições em que esses professores produzem conhecimentos e desenvolvem o seu trabalho pedagógico, incluindo o ensino do componente curricular Ciências. A análise dessas informações colocou em foco o fato de que as condições interferentes subjetivas e objetivas em que esses professores de Ciências desenvolvem suas atividades pedagógicas apresentam incompatibilidades que dificultam a produção de conhecimentos fundamentais desse trabalho pedagógico. A análise evidenciou, também, que essas condições, do modo como se apresentam, caracterizam-se como necessárias mas não suficientes para o desenvolvimento de trabalho pedagógico qualificado.
Palavras Chave
formacao profissional, condições de produção, prática pedagógica.
formacao profissional, condições de produção, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor