Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de Ciências.

Título
Condições de produção de conhecimentos e o trabalho pedagógico de professores de Ciências.
Educação
Autor
Regina Helena Lombardo Perez
Orientação
Mariley Simões Flória Gouveia
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho sobre a realidade circunstante é meio pelo qual o homem mobiliza o círculo ação-conhecimento-ação que lhe permite produzir conhecimentos e os meios de sua sobrevivência como indivíduo e membro de grupo social. O trabalho é, também, mediador no processo de aprimoramento do "ser humano profissional" que se concretiza de modo condicionado por fatores interferentes relacionados ao próprio trabalhador - as condições interferentes subjetivas, e às condições ambientais em que o trabalho se desenvolve - as condições interferentes objetivas. Com essa perspectiva, a partir das informações de um grupo de professores de Ciências que atuam nas classes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais da região de Campinas, Estado de São Paulo, buscou-se conhecer as condições em que esses professores produzem conhecimentos e desenvolvem o seu trabalho pedagógico, incluindo o ensino do componente curricular Ciências. A análise dessas informações colocou em foco o fato de que as condições interferentes subjetivas e objetivas em que esses professores de Ciências desenvolvem suas atividades pedagógicas apresentam incompatibilidades que dificultam a produção de conhecimentos fundamentais desse trabalho pedagógico. A análise evidenciou, também, que essas condições, do modo como se apresentam, caracterizam-se como necessárias mas não suficientes para o desenvolvimento de trabalho pedagógico qualificado.
Palavras Chave
formacao profissional, condições de produção, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor