Tornando-me professora de Ciências com alunos indígenas Kaiowá e Guarani.

Título
Tornando-me professora de Ciências com alunos indígenas Kaiowá e Guarani.
Educação para a Ciência
Autor
Maria Aparecida de Souza Perrelli
Orientação
Cláudio Bertolli Filho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2007
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Um dos desafios enfrentados pela escola indígena na atualidade é o da formação de professores para o ensino em uma escola específica, diferenciada, intercultural e bilíngüe. Parte dessa questão refere-se à importância de formar formadores desses professores. Este trabalho teve por objetivo compreender como ocorreu o meu processo de formação para o ensino de ciências naturais no Projeto Ara Verá – curso de formação de professores indígenas kaiowá/guarani de Mato Grosso do Sul. Para tanto, optei por fazer uma narrativa da minha experiência nesse contexto. Essa opção se ancora no movimento que adota a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica, pois admite que a formação do professor também se dá na experiência e que esse processo deve ser investigado. A narrativa foi concebida como uma viagem aberta a reflexões e a diferentes teorizações, cada uma recrutada a seu tempo, em função dos desafios apresentados. Para conduzir-me nas reflexões, utilizei como ponto de partida os registros que fiz da minha atuação no Projeto e, por meio deles, transitei por entre três movimentos confluentes e interpenetrantes: o re-conhecimento de mim mesma, dos Kaiowá/Guarani e dos nossos modos de conhecer e interpretar o mundo. Nesse percurso formativo, fui aprendendo a nos conhecer como sujeitos históricos, com visões de mundo distintas e com vontade de tornar as aulas de ciências naturais em contextos de encontro entre culturas, de troca de saberes e de influências recíprocas.
Palavras Chave
índios, biografia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores