Reflexões sobre simetria em dois contextos: Matemática e Física.
Título
Reflexões sobre simetria em dois contextos: Matemática e Física.
Reflexões sobre simetria em dois contextos: Matemática e Física.
Autor
Suzete Geraldi Montenegro Perrotta
Suzete Geraldi Montenegro Perrotta
Orientação
Ana Paula Jahn
Ana Paula Jahn
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar as estratégias e os procedimentos adotados por professores de Matemática e/ou de Física do Ensino Médio, quando da resolução de questões sobre simetria axial e reflexão em espelhos planos. Para tal investigação foram aplicados questionários que exploravam situações de simetria em contexto matemático e em contexto físico, a dois grupos de professores - Matemática e Física. As questões propostas aos professores abordavam construções de figuras simétricas e de eixos de simetria, obtenção de imagens por reflexão em espelhos planos e construção de campo visual. As respostas encontradas foram analisadas à luz de resultados de pesquisas anteriores e comparadas entre si visando identificar influências dos contextos apresentados. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas por cada um dos grupos podem variar de acordo com o contexto (matemático ou físico), ainda que as situações propostas sejam análogas do ponto de vista dos conhecimentos em jogo. Tal fato fica evidenciado no caso de professores de Física que, para as questões no contexto físico basearam sistematicamente suas estratégias na conservação de ângulos (segunda lei da reflexão da luz em espelhos), o que não foi diretamente transferido para as questões em contexto matemático. Além disso, nossas análises permitem confirmar a interferência de certos valores de variáveis didáticas nos procedimentos e respostas dos professores.
O objetivo deste estudo é investigar as estratégias e os procedimentos adotados por professores de Matemática e/ou de Física do Ensino Médio, quando da resolução de questões sobre simetria axial e reflexão em espelhos planos. Para tal investigação foram aplicados questionários que exploravam situações de simetria em contexto matemático e em contexto físico, a dois grupos de professores - Matemática e Física. As questões propostas aos professores abordavam construções de figuras simétricas e de eixos de simetria, obtenção de imagens por reflexão em espelhos planos e construção de campo visual. As respostas encontradas foram analisadas à luz de resultados de pesquisas anteriores e comparadas entre si visando identificar influências dos contextos apresentados. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas por cada um dos grupos podem variar de acordo com o contexto (matemático ou físico), ainda que as situações propostas sejam análogas do ponto de vista dos conhecimentos em jogo. Tal fato fica evidenciado no caso de professores de Física que, para as questões no contexto físico basearam sistematicamente suas estratégias na conservação de ângulos (segunda lei da reflexão da luz em espelhos), o que não foi diretamente transferido para as questões em contexto matemático. Além disso, nossas análises permitem confirmar a interferência de certos valores de variáveis didáticas nos procedimentos e respostas dos professores.
Palavras Chave
simetria axial, transferência, contexto, reflexão em espelhos
simetria axial, transferência, contexto, reflexão em espelhos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor