ConstruiRV: um ambiente de ensino à distância utilizando realidade virtual
Título
ConstruiRV: um ambiente de ensino à distância utilizando realidade virtual
ConstruiRV: um ambiente de ensino à distância utilizando realidade virtual
Autor
Ana Paula Piovesan Melchiori Peruzza
Ana Paula Piovesan Melchiori Peruzza
Orientação
Marcelo Knörich Zuffo
Marcelo Knörich Zuffo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2004
2004
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A Realidade Virtual aplicada à área Educacional vem despertando o interesse de pesquisadores não só pelas características de multidisciplinaridade, mas também pelos desafios impostos. Aliando essas tecnologias a novas técnicas pedagógicas de ensino, abrimos horizontes para a pesquisa, possibilitando a criação de formas inovadoras de ensinar e de aprender. Pensando na possibilidade da diminuição da heterogeneidade do ensino no Brasil, a pesquisa traz desafios ainda maiores. Neste trabalho, desenvolvemos técnicas de Realidade Virtual para serem aplicadas à Educação a Distância, incorporando modernas técnicas pedagógicas baseadas na metodologia Construtivista e buscando métricas para demonstrar a contribuição que esta tecnologia traz ao aprendizado. Ambicionando uma interface mais amigável, aliamos ainda a representação humanizada do usuário. Para validar o projeto, construímos um Sistema para o Ensino a Distância denominado ConstruiRV, utilizando a tecnologia de Realidade Virtual, por meio do qual se torna possível analisar as contribuições do sistema para a aprendizagem. Para a sua avaliação, foram criados dois ambientes de teste envolvendo experimentos na área de Física e Química. Assim, obtemos métricas para avaliar os aspectos de aprender o sistema (usabilidade) e aprender através do sistema (aprendizagem).
A Realidade Virtual aplicada à área Educacional vem despertando o interesse de pesquisadores não só pelas características de multidisciplinaridade, mas também pelos desafios impostos. Aliando essas tecnologias a novas técnicas pedagógicas de ensino, abrimos horizontes para a pesquisa, possibilitando a criação de formas inovadoras de ensinar e de aprender. Pensando na possibilidade da diminuição da heterogeneidade do ensino no Brasil, a pesquisa traz desafios ainda maiores. Neste trabalho, desenvolvemos técnicas de Realidade Virtual para serem aplicadas à Educação a Distância, incorporando modernas técnicas pedagógicas baseadas na metodologia Construtivista e buscando métricas para demonstrar a contribuição que esta tecnologia traz ao aprendizado. Ambicionando uma interface mais amigável, aliamos ainda a representação humanizada do usuário. Para validar o projeto, construímos um Sistema para o Ensino a Distância denominado ConstruiRV, utilizando a tecnologia de Realidade Virtual, por meio do qual se torna possível analisar as contribuições do sistema para a aprendizagem. Para a sua avaliação, foram criados dois ambientes de teste envolvendo experimentos na área de Física e Química. Assim, obtemos métricas para avaliar os aspectos de aprender o sistema (usabilidade) e aprender através do sistema (aprendizagem).
Palavras Chave
Realidade Virtual, Educação à distancia
Realidade Virtual, Educação à distancia
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos