Ciência, tecnologia e sociedade: as concepções dos alunos e a influência do processo escolar.
Título
Ciência, tecnologia e sociedade: as concepções dos alunos e a influência do processo escolar.
Ciência, tecnologia e sociedade: as concepções dos alunos e a influência do processo escolar.
Educação
Autor
Hilda Beti Ukstin Peruzzi
Hilda Beti Ukstin Peruzzi
Orientação
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Neste final de século vivemos uma profunda revolução tecnológica, que transforma o nosso contexto de vida num ritmo jamais experimentado na história da humanidade. Como então lecionar Ciências de forma a contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e da Tecnologia Neste sentido, o ensino de Ciências atual e futuro aponta para finalidades que levem em conta um conhecimento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (C.T.S.), pois o desenvolvimento de uma sociedade resulta na capacidade dos seus cidadãos em resolver e evitar novos problemas. Entretanto, qualquer inovação no ensino capaz de dar respostas a estas novas exigências de formação, como orientação CTS, passa por uma mudança de concepção de Ciência e de Tecnologia. Necessita-se promover uma nova imagem onde não se omita a dimensão social da Ciência e da Tecnologia e Sociedade e a influência da escola. Pretende contribuir nesse sentido. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com 25 questões fechadas e quatro abertas, a alunos de 4º e 8º séries do ensino fundamental, 3º série do ensino médio, e último ano do ensino superior, envolvendo linguagens diferentes: escrita e desenho, abrindo desta forma o leque de possibilidades de análise das idéias dos alunos, na busca de informações significativas e pertinentes ao objetivo da pesquisa. Os resultados indicam que, de modo geral, as concepções dos alunos permanecem sem grandes alterações ao longo da trajetória escolar.
Neste final de século vivemos uma profunda revolução tecnológica, que transforma o nosso contexto de vida num ritmo jamais experimentado na história da humanidade. Como então lecionar Ciências de forma a contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade caracterizada cada vez mais pelas realizações da Ciência e da Tecnologia Neste sentido, o ensino de Ciências atual e futuro aponta para finalidades que levem em conta um conhecimento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (C.T.S.), pois o desenvolvimento de uma sociedade resulta na capacidade dos seus cidadãos em resolver e evitar novos problemas. Entretanto, qualquer inovação no ensino capaz de dar respostas a estas novas exigências de formação, como orientação CTS, passa por uma mudança de concepção de Ciência e de Tecnologia. Necessita-se promover uma nova imagem onde não se omita a dimensão social da Ciência e da Tecnologia e Sociedade e a influência da escola. Pretende contribuir nesse sentido. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com 25 questões fechadas e quatro abertas, a alunos de 4º e 8º séries do ensino fundamental, 3º série do ensino médio, e último ano do ensino superior, envolvendo linguagens diferentes: escrita e desenho, abrindo desta forma o leque de possibilidades de análise das idéias dos alunos, na busca de informações significativas e pertinentes ao objetivo da pesquisa. Os resultados indicam que, de modo geral, as concepções dos alunos permanecem sem grandes alterações ao longo da trajetória escolar.
Palavras Chave
educação ambiental, avaliação, programa educar
educação ambiental, avaliação, programa educar
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno