A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores.
Título
A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores.
A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores.
Ensino de Ciências
Autor
Adriano Bomtempo Pessoa
Adriano Bomtempo Pessoa
Orientação
Gerson de Souza Mól
Gerson de Souza Mól
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação TIC, presencia-se uma nova postura da sociedade contemporânea que, em plena fase da cultura eletrônica, vem transformando suas relações comerciais, informacionais e interpessoais. Este trabalho trata da abordagem dessas tecnologias na formação dos educadores químicos, tendo em vista a inserção delas no ambiente escolar, por tratar de suas potencialidades quando aplicadas ao Ensino de Química. Diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de Licenciatura em Química apresentam, em sua grade curricular, disciplinas que desenvolvem o conhecimento em informática e de suas capacidades, porém observa-se com maior freqüência a preocupação em explorar as características básicas do computador e da microinformática, em detrimento do conhecimento a respeito de sua aplicação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. O foco dessa dissertação é a formação inicial de professores de Química, por meio da elaboração de uma disciplina Informática no Ensino de Química a ser integrada ao currículo do curso de graduação em Química da Universidade de Brasília - UnB. Disciplina que tem como característica a abordagem das TIC e das suas particularidades nas relações educativas, a fim de oferecer aos futuros docentes em Química provenientes da UnB condições para o uso criativo e contextualizado da informática, de modo a facilitar a aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Permeia por todo o trabalho a busca de dados que propiciem uma reflexão sobre a forma em que a disciplina criada.
Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação TIC, presencia-se uma nova postura da sociedade contemporânea que, em plena fase da cultura eletrônica, vem transformando suas relações comerciais, informacionais e interpessoais. Este trabalho trata da abordagem dessas tecnologias na formação dos educadores químicos, tendo em vista a inserção delas no ambiente escolar, por tratar de suas potencialidades quando aplicadas ao Ensino de Química. Diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de Licenciatura em Química apresentam, em sua grade curricular, disciplinas que desenvolvem o conhecimento em informática e de suas capacidades, porém observa-se com maior freqüência a preocupação em explorar as características básicas do computador e da microinformática, em detrimento do conhecimento a respeito de sua aplicação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. O foco dessa dissertação é a formação inicial de professores de Química, por meio da elaboração de uma disciplina Informática no Ensino de Química a ser integrada ao currículo do curso de graduação em Química da Universidade de Brasília - UnB. Disciplina que tem como característica a abordagem das TIC e das suas particularidades nas relações educativas, a fim de oferecer aos futuros docentes em Química provenientes da UnB condições para o uso criativo e contextualizado da informática, de modo a facilitar a aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Permeia por todo o trabalho a busca de dados que propiciem uma reflexão sobre a forma em que a disciplina criada.
Palavras Chave
Informática, Ensino de Química, Formação de Professores, formação inicial, proposta de ensino
Informática, Ensino de Química, Formação de Professores, formação inicial, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas