A formação de professores de Ciências Naturais para as últimas quatro séries do ensino fundamental.

Título
A formação de professores de Ciências Naturais para as últimas quatro séries do ensino fundamental.
Autor
Luiz Gonzaga Pontes Pessoa
Orientação
Betania Leite Ramalho
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação/Centro de Ciências Sociais A
Ano
2003
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A Tese que apresentamos sobre a Formação dos Professores de Ciências Naturais para as últimas quatro séries do ensino fundamental reúne dois significados importantes para seu autor: o primeiro é representar um dos requisitos para a obtenção da titulação correspondente e o outro é se constituir numa aspiração antiga de aproximar estudos e saberes trabalhados na educação básica nas áreas de matemática e física, de conhecimentos da atuação docente na Universidade na formação de novos professores. O objeto de estudo delimita-se numa fase da educação escolar quando são trabalhados com as crianças, jovens e adultos, conhecimentos principalmente de física, química e ciências biológicas. Nossa pesquisa, após uma etapa bibliográfica e eletrônica, utilizou um roteiro de entrevista quando indagamos a quinze docentes universitários, lotados nas áreas de Física, Química, Ciências Biológicas e Educação, três questões básicas: (a) o que representa para eles a formação de novos professores de ciências naturais (b) como os professores formadores representam o seu próprio agir docente nessa formação e (c) quais os obstáculos que se levantam nesse trabalho formativo Fez parte do estudo, também, um breve relato de como se originou e se chegou ao atual modelo dos cursos de licenciatura. No final do trabalho, apresentamos contribuições para esse processo de formação docente, especialmente diante do mundo atual, globalizado também nos aspectos intelectuais, das necessidades do mundo do trabalho e das posturas humanas diante de problemas sociais, igualmente sem fronteiras. O estudo empírico envolveu os coordenadores e vice-coordenadores dos cursos das áreas citadas das ciências naturais e mais dois professores de ciências biológicas; do Departamento de Educação, foram ouvidos os professores mais experientes que, no período letivo em que se realizaram as entrevistas, lecionavam cada uma das chamadas disciplinas pedagógicas, e mais os responsáveis pelas três disciplinas de Prática de Ensino das Ciências Naturais. O material das entrevistas foi tratado, refletido e analisado à luz do contexto histórico em que se insere atualmente a formação de professores. Utilizamos a Análise de Conteúdo como método de aprender as idéias dos depoimentos. Também fizemos uma opção de deixar nascer dos próprios temas levantados pelos sujeitos da pesquisa, as referências teóricas que alicerçaram as análises. Se tivéssemos que escolher o resultado maior desse trabalho, apontaríamos a identificação nos docentes de ciências naturais de uma abertura ao diálogo com os conhecimentos pedagógicos. Concluímos também que o professor deve ser preparado para atuar, focando-se intensamente a plena realidade educacional, apoiando-se nas diretrizes e políticas educacionais, e conseguindo realizar seu trabalho em contato, interações e colaboração com outros professores.
Palavras Chave
formação de professores, políticas educacionais, ciências naturais, concepções de formadores de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Química, Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor