O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física.
Título
O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física.
O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física.
Autor
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Orientação
Yassuko Hosoume
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho discute as diferentes formas de como o cotidiano tem sido utilizado no ensino de física, a partir da análise dos trabalhos publicados nas atas dos simpósios nacionais de ensino de Física ocorridos no período de 1990 a 1995. Articulando as perspectivas com que a área de ensino de Física tem utilizado o cotidiano com um olhar sociológico, depreendido das teorias da cotidianidade, procura-se somar novos elementos de análise e compreensão deste espaço. Uma vez identificadas as linhas de pesquisa em concepções espontâneas, e abordagens temáticas, como aquelas que, com maior freqüência fazem referência ao cotidiano do aluno centramos nossa investigação na análise da concepção de cotidiano e razões para sua utilização presentes nas justificativas e referências de cada uma das abordagens em questão. Esta análise levou-nos a identificar duas visões de cotidiano, uma que ao aproximá-lo do processo de ensino e aprendizagem procura trazer ao ensino da física um sentido epistemológico com conteúdo cognitivo e outra que busca neste mesmo espaço um sentido social com conteúdo ético para o ensino desta mesma disciplina. Estes diferentes sentidos buscados no cotidiano para além das diferentes visões de cotidiano identificamos diferentes olhares para o aluno para a física que se quer ensinar. Enfim, diferentes objetivos para o ensino da Física.
Este trabalho discute as diferentes formas de como o cotidiano tem sido utilizado no ensino de física, a partir da análise dos trabalhos publicados nas atas dos simpósios nacionais de ensino de Física ocorridos no período de 1990 a 1995. Articulando as perspectivas com que a área de ensino de Física tem utilizado o cotidiano com um olhar sociológico, depreendido das teorias da cotidianidade, procura-se somar novos elementos de análise e compreensão deste espaço. Uma vez identificadas as linhas de pesquisa em concepções espontâneas, e abordagens temáticas, como aquelas que, com maior freqüência fazem referência ao cotidiano do aluno centramos nossa investigação na análise da concepção de cotidiano e razões para sua utilização presentes nas justificativas e referências de cada uma das abordagens em questão. Esta análise levou-nos a identificar duas visões de cotidiano, uma que ao aproximá-lo do processo de ensino e aprendizagem procura trazer ao ensino da física um sentido epistemológico com conteúdo cognitivo e outra que busca neste mesmo espaço um sentido social com conteúdo ético para o ensino desta mesma disciplina. Estes diferentes sentidos buscados no cotidiano para além das diferentes visões de cotidiano identificamos diferentes olhares para o aluno para a física que se quer ensinar. Enfim, diferentes objetivos para o ensino da Física.
Palavras Chave
Estado da arte, cotidiano.
Estado da arte, cotidiano.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas