Professores de Metodologia do Ensino de Ciências no Magistério: formação de conceitos.
Título
Professores de Metodologia do Ensino de Ciências no Magistério: formação de conceitos.
Professores de Metodologia do Ensino de Ciências no Magistério: formação de conceitos.
Autor
Ivani Zamberlan Piloto
Ivani Zamberlan Piloto
Orientação
Luiz Marcelo de Carvalho
Luiz Marcelo de Carvalho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A partir de algumas indagações relacionadas com o trabalho do professor de Metodologia do Ensino de Ciências no curso Magistério, procuramos colher junto aos que atuam nessa área de ensino subsídios para uma melhor compreensão do trabalho dessa disciplina no processo de formação do futuro professor do ensino fundamental. Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Estado do Paraná, a partir de entrevistas com professores da rede estadual de ensino das escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Maringá, que conta com 23 escolas de formação de professores, em nível médio. A pesquisa, em seu primeiro capítulo, apresenta uma retrospectiva no sentido de mostrar um pouco da história do curso de formação de professores, desde a implantação da Escola Normal no Brasil até os dias atuais, com o curso Magistério. No segundo capítulo, constam os dados sobre a trajetória profissional e a formação do professor de Metodologia do Ensino de Ciências no Curso de Formação de Professores, caracterizando-o quanto a sua formação e suas experiências para desempenhar seu trabalho nessa área de ensino. Estão apresentadas também nesse capítulo as concepções dos professores entrevistados sobre Ciências, comparando-as as concepções de alguns autores e a alguns resultados de pesquisas realizadas nesse sentido. O terceiro capítulo trata do trabalho desenvolvido pelo professor de Metodologia do Ensino de Ciências e das suas concepções com relação ao Ensino de Ciências. Para finalizar, procuramos apontar algumas possibilidades para a formação específica do professor de Metodologia do Ensino de Ciências, para o curso de Magistério.
A partir de algumas indagações relacionadas com o trabalho do professor de Metodologia do Ensino de Ciências no curso Magistério, procuramos colher junto aos que atuam nessa área de ensino subsídios para uma melhor compreensão do trabalho dessa disciplina no processo de formação do futuro professor do ensino fundamental. Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Estado do Paraná, a partir de entrevistas com professores da rede estadual de ensino das escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Maringá, que conta com 23 escolas de formação de professores, em nível médio. A pesquisa, em seu primeiro capítulo, apresenta uma retrospectiva no sentido de mostrar um pouco da história do curso de formação de professores, desde a implantação da Escola Normal no Brasil até os dias atuais, com o curso Magistério. No segundo capítulo, constam os dados sobre a trajetória profissional e a formação do professor de Metodologia do Ensino de Ciências no Curso de Formação de Professores, caracterizando-o quanto a sua formação e suas experiências para desempenhar seu trabalho nessa área de ensino. Estão apresentadas também nesse capítulo as concepções dos professores entrevistados sobre Ciências, comparando-as as concepções de alguns autores e a alguns resultados de pesquisas realizadas nesse sentido. O terceiro capítulo trata do trabalho desenvolvido pelo professor de Metodologia do Ensino de Ciências e das suas concepções com relação ao Ensino de Ciências. Para finalizar, procuramos apontar algumas possibilidades para a formação específica do professor de Metodologia do Ensino de Ciências, para o curso de Magistério.
Palavras Chave
metodologia do ensino de ciências, formação de professores, Magistério.
metodologia do ensino de ciências, formação de professores, Magistério.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor