A Física nos Brinquedos - O brinquedo como recurso instrucional no ensino da Terceira Lei de Newton

Título
A Física nos Brinquedos - O brinquedo como recurso instrucional no ensino da Terceira Lei de Newton
Ensino de Ciências
Autor
Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel
Orientação
Maria de Fátima da Silva Lettere Verdeaux
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A educação tradicional pouco tem motivado e gerado aprendizagem entre os alunos. Entre tantas alternativas pesquisadas para sua superação, no ensino de Física, a experimentação que utiliza brinquedos que fizeram ou fazem parte da vivência dos alunos, tem sido testada e expressa algum êxito. Esta dissertação apresenta uma aplicação metodológica que faz uso do lúdico como ferramenta pedagógica. Nela, o estudo da Terceira Lei do Movimento é realizado com o uso de esqueites, bolinhas de gude, diversos carrinhos, boneco nadador, pintinho saltador e CDs Flutuantes, estes últimos construídos pelos próprios alunos. Nosso referencial teórico foi a Educação Dialógica do professor Paulo Freire onde, através da conversação, os alunos foram instigados à curiosidade epistemológica e a interagirem com os brinquedos sob novos olhares, permitindo (re)descobertas que os levassem a evolução de seus conceitos espontâneos para os conceitos científicos. Os resultados demonstraram um incremento em participação e um acolhimento maior às explicações dadas na demonstração desta lei física. A ludicidade que vem da manipulação com brinquedos, motivou os alunos ao confronto de idéias e a repensarem seus conceitos, evidenciando a possibilidade do brinquedo ser um bom recurso instrucional no ensino de Física. Alguns alunos, no entanto, na realização de um pós-teste, ainda manifestaram dificuldades na compreensão das concepções científicas, demonstrando a necessidade de mais pesquisas na área e de aperfeiçoamentos nos procedimentos metodológicos utilizados.
Palavras Chave
Ensino de Física, Brinquedos, Recursos Instrucionais, proposta de ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos