Acompanhamento da prática pedagógica: uma perspectiva para a educação continuada de professores de Ciências do ensino fundamental.

Título
Acompanhamento da prática pedagógica: uma perspectiva para a educação continuada de professores de Ciências do ensino fundamental.
Autor
Naida Lena Pimentel
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho buscou-se evidenciar a complexidade do trabalho docente e analisar suas implicações em ações de educação continuada. Partiu-se do estudo da implementação de um projeto promovido pelo Núcleo de Educação em Ciências do Centro de Educação da UFSM, no ano de 1995, intitulado "Acompanhamento da Prática Pedagógica de Professores", e destinado a professores de Ciências de 5ª a 8ª séries do então ensino de primeiro grau. Realizou-se um estudo de caso (pesquisa qualitativa) buscando respostas para as questões: a) Que aspectos presentes em um projeto de educação continuada de professores de Ciências colaboram para a caracterização da atuação docente como um processo complexo b) Que relações podem se estabelecer entre a participação de professores em projetos de educação continuada e sua atuação didático-pedagógica em uma escola c) O acompanhamento da prática pedagógica constitui-se como um meio efetivo para promover a educação continuada de professores de ciências Para isso, descreveram-se e analisaram-se os encontros semanais com cinco professoras, para estudo de bases teóricas, elaboração de planejamentos didáticos a serem implementados em sala de aula e discussão das implementações. Também se analisou uma amostra dos registros escritos dos alunos. Ao longo dos encontros, a multiplicidade de aspectos tanto de natureza pedagógica quanto disciplinar ou outras, que emergiram, evidenciou a complexidade do trabalho docente. Isto indica que a educação continuada dos professores é vital para um ensino de qualidade e deve ser objeto de atenção tanto dos próprios professores como de todas as instâncias ligadas ao sistema educativo e recomenda que ela parta de um diagnóstico não só das necessidades dos professores, de suas crenças, (pré)concepções, expectativas, resistências e conflitos, como também do contexto em que eles atuam. O acompanhamento realizado permitiu a manifestação do "conhecimento prático" dos professores, e evidenciou sua importância para os mesmos. Recomenda-se, portanto, que programas de educação continuada não ignorem esse tipo de conhecimento, que se forja no dia a dia do professor e se integra à sua identidade profissional. Assumindo-se a complexidade do trabalho docente, não é possível encarar a educação continuada de professores como um somatório de cursos de curta duração, esporádica e assistematicamente oferecidos. Ações desse tipo não contemplam, via de regra, a referida complexidade, e, em conseqüência, não contribuem para o desenvolvimento da autonomia do professor. O presente estudo evidenciou, ainda, que os avanços conseguidos pelos professores, decorrentes da participação em ações de educação continuada, podem não se refletir nas escolas se elas não se comprometerem efetivamente com as referidas ações, se não resgatarem o papel do professor na tomada de decisões referentes ao processo de ensino, e se não assumirem, também, seu papel de lócus privilegiado para tal.
Palavras Chave
ensino de ciências; educação continuada

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores