Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Ampère em nível de Física Geral à Luz da Teoria de Modelos Mentais de Johson -Laird.

Título
Dificuldades dos alunos na aprendizagem da Lei de Ampère em nível de Física Geral à Luz da Teoria de Modelos Mentais de Johson -Laird.
Autor
Adriano de Oliveira Pinto
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2000
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho procurou detectar quais as dificuldades mais freqüentes que alunos de Física Geral têm na aprendizagem da Lei de Ampère, visando interpretar as mesmas com base na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Foram pesquisados cerca de 230 estudantes, dos cursos de Engenharia e Matemática da UFRGS, ao longo de dois semestres letivos, por meio de suas respostas a questões e problemas envolvendo a Lei de Ampère. Ficou evidente que os alunos resolvem os problemas mecanicamente e respondem a questões descritivas da mesma forma, o que forneceu importantes dados para levantar as dificuldades relacionadas a esse mecanicismo, que se traduzem em interpretações incompletas e / ou equivocadas da Lei de Ampère, objeto de nossa análise.
Palavras Chave
Ensino de Fisica, Modelos Mentais, aprendizagem, Lei de Ampère, dificuldades

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno