Tradição cultural, contraste entre teorias e ensino de Física

Título
Tradição cultural, contraste entre teorias e ensino de Física
Autor
Alexandre Custódio Pinto
Orientação
João Zanetic
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Partindo de perspectivas educacionais oriundas da epistemologia de Paul Feyerabend, este trabalho apresenta a educação em ciência concebida como a iniciação em uma tradição cultural. O contraste entre teorias é identificado como um aspecto importante no Ensino de Física, imprescindível em uma abordagem cultural. Compõe ainda o trabalho uma reflexão sobre as possíveis compreensões do papel de especialistas implícitas no ensino de ciências. Um texto subsídio ilustra alguns elementos da abordagem educacional apresentada com o estudo da noção de inércia aplicada ao problema do movimento da Terra.
Palavras Chave
Ensino de Física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método