Tradição cultural, contraste entre teorias e ensino de Física
Título
Tradição cultural, contraste entre teorias e ensino de Física
Tradição cultural, contraste entre teorias e ensino de Física
Autor
Alexandre Custódio Pinto
Alexandre Custódio Pinto
Orientação
João Zanetic
João Zanetic
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Partindo de perspectivas educacionais oriundas da epistemologia de Paul Feyerabend, este trabalho apresenta a educação em ciência concebida como a iniciação em uma tradição cultural. O contraste entre teorias é identificado como um aspecto importante no Ensino de Física, imprescindível em uma abordagem cultural. Compõe ainda o trabalho uma reflexão sobre as possíveis compreensões do papel de especialistas implícitas no ensino de ciências. Um texto subsídio ilustra alguns elementos da abordagem educacional apresentada com o estudo da noção de inércia aplicada ao problema do movimento da Terra.
Partindo de perspectivas educacionais oriundas da epistemologia de Paul Feyerabend, este trabalho apresenta a educação em ciência concebida como a iniciação em uma tradição cultural. O contraste entre teorias é identificado como um aspecto importante no Ensino de Física, imprescindível em uma abordagem cultural. Compõe ainda o trabalho uma reflexão sobre as possíveis compreensões do papel de especialistas implícitas no ensino de ciências. Um texto subsídio ilustra alguns elementos da abordagem educacional apresentada com o estudo da noção de inércia aplicada ao problema do movimento da Terra.
Palavras Chave
Ensino de Física.
Ensino de Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método