O uso dos jogos didáticos no ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental do município de Duque de Caxias

Título
O uso dos jogos didáticos no ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental do município de Duque de Caxias
Ensino de Ciências
Autor
Leandro Trindade Pinto
Orientação
José Celso Torres
Instituição
IFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esse trabalho apresenta um estudo sobre a prática de ensino de ciências aplicado na rede pública de Duque de Caxias/RJ nas primeiras séries do ensino fundamental. Para este trabalho busco como principal foco o ensino de Ciências através dos jogos didáticos. Foram analisadas as bases teóricas que justificam a aplicação dos jogos didáticos como recurso pedagógico. Foi analisada a aplicação e as particularidades dos alunos no município de Duque de Caxias e como essa metodologia de ensino pode contribuir para a formação dos alunos. Foram discutidas as dificuldades que envolvem a implementação de novas metodologias pedagógicas pelos professores, que vão desde a sua formação até as dificuldades peculiares do seu cotidiano escolar. Através da aplicação do jogo didático, constatou-se maior aprendizado dos alunos sobre o tema meio ambiente, mostrando a importância desta proposta de ensino.
Palavras Chave
Jogos Didáticos; Ensino-Aprendizagem; Séries Iniciais.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos