O currículo do curso de formação de professor, desenvolvido na modalidade de ensino à distância, frente à emergência das tecnologias da comunicação e informação: análise de uma experiência
Título
O currículo do curso de formação de professor, desenvolvido na modalidade de ensino à distância, frente à emergência das tecnologias da comunicação e informação: análise de uma experiência
O currículo do curso de formação de professor, desenvolvido na modalidade de ensino à distância, frente à emergência das tecnologias da comunicação e informação: análise de uma experiência
Educação e Contemporaneidade
Autor
Sonia Maria da Conceição Pinto
Sonia Maria da Conceição Pinto
Orientação
Jacques Jules Sonneville
Jacques Jules Sonneville
Instituição
UNEB
UNEB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo tem como objeto o currículo do "Curso de Complementação para Licenciaturas Plenas em Física, Química, Biologia e Matemática, em Caráter Especial, para a Formação de Professores no Estado da Bahia". A pesquisa articula currículo, formação de professor na modalidade de ensino à distância e tecnologias da comunicação e da informação. Trata-se da análise dessa prática com o objetivo de identificar a concepção de currículo a ela subjacente, considerando, além da documentação formal, os depoimentos dos professores/alunos e do coordenador do curso. Sustenta-se teoricamente em Michael Apple, Manuel Castells, Milton Santos, Bernadete Gatti e Maria Lúcia Neder. Metodologicamente, a pesquisa está fundada nos princípios da pesquisa qualitativa, sem desconsiderar os dados quantitativos; consiste num estudo de caso, cujas análises estiveram orientadas pelas referências teóricas levantadas para este trabalho. Entrevistas foram aplicadas a 32 professores/alunos para saber sobre o que pensam a respeito do objeto currículo. Quanto a um currículo voltado para formação de professores à distância, a pesquisa encontrou aspectos que devem estar presentes nessas práticas como garantia de uma boa formação: esclarecimentos precisos e detalhados sobre o funcionamento do curso, para que os alunos não tenham a impressão de estarem dando um "salto no escuro"; garantia dos meios tecnológicos de modo a possibilitar a interação esperada; definição dos moldes de atendimento ao aluno; definição dos processos avaliativos; material didático auto-explicativo diferenciado daquele elaborado para curso presencial. Some-se, ainda, a necessidade de aprofundar a discussão concernente à própria compreensão do que seja curso a distância, concepção de currículo que fundamenta a proposta, o que terá desdobramentos nos debates a respeito das implicações entre educação e tecnologia.
Este estudo tem como objeto o currículo do "Curso de Complementação para Licenciaturas Plenas em Física, Química, Biologia e Matemática, em Caráter Especial, para a Formação de Professores no Estado da Bahia". A pesquisa articula currículo, formação de professor na modalidade de ensino à distância e tecnologias da comunicação e da informação. Trata-se da análise dessa prática com o objetivo de identificar a concepção de currículo a ela subjacente, considerando, além da documentação formal, os depoimentos dos professores/alunos e do coordenador do curso. Sustenta-se teoricamente em Michael Apple, Manuel Castells, Milton Santos, Bernadete Gatti e Maria Lúcia Neder. Metodologicamente, a pesquisa está fundada nos princípios da pesquisa qualitativa, sem desconsiderar os dados quantitativos; consiste num estudo de caso, cujas análises estiveram orientadas pelas referências teóricas levantadas para este trabalho. Entrevistas foram aplicadas a 32 professores/alunos para saber sobre o que pensam a respeito do objeto currículo. Quanto a um currículo voltado para formação de professores à distância, a pesquisa encontrou aspectos que devem estar presentes nessas práticas como garantia de uma boa formação: esclarecimentos precisos e detalhados sobre o funcionamento do curso, para que os alunos não tenham a impressão de estarem dando um "salto no escuro"; garantia dos meios tecnológicos de modo a possibilitar a interação esperada; definição dos moldes de atendimento ao aluno; definição dos processos avaliativos; material didático auto-explicativo diferenciado daquele elaborado para curso presencial. Some-se, ainda, a necessidade de aprofundar a discussão concernente à própria compreensão do que seja curso a distância, concepção de currículo que fundamenta a proposta, o que terá desdobramentos nos debates a respeito das implicações entre educação e tecnologia.
Palavras Chave
currículo; formação de professores; EaD
currículo; formação de professores; EaD
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas