Saúde e afetividade na infância: o que as Crianças revelam e a sua importância na Escola.

Título
Saúde e afetividade na infância: o que as Crianças revelam e a sua importância na Escola.
Educação
Autor
Virginia Torres Schall de Matos Pinto
Orientação
Regina Alcantara De Assis
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Considerando a predominância dos aspectos cognitivos na prática escolar, objetivou-se investigar a influência da afetividade na constituição dos conceitos de saúde, doença e ambiente pelas crianças, tendo em vista a sua importância para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos de promoção da saúde e da qualidade de vida, prevenção a doenças e preservação da natureza. As narrativas das crianças analisadas a partir de uma perspectiva histórico-social, fundamentada em Vygotsky é acrescida de considerações de Piaget e da Psicanálise, permitiram discutir aspectos relativos à formação de conceitos na infância, bem como questionar as práticas pedagógicas que têm caracterizado a educação em saúde na escola. Os resultados evidenciaram a importância da integração dos aspectos afetivos no ambiente escolar, sugerindo-se propostas pedagógicas que permitam uma articulação entre a fantasia e a imaginação com a situação cotidiana dos alunos. Tais propostas pretendem estimular reflexões e processos na escola que auxiliem no desenvolvimento da auto-estima e responsabilidade para com o próprio corpo, bem como, para com os demais e com o ambiente, aspectos fundamentais da educação em saúde em uma escola comprometida com a constituição da identidade e da cidadania de seus alunos.
Palavras Chave
Afetividade; Infância; Saúde; Doença

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno