O Ensino de Ciências e a conservação e a dos recursos hídricos: uma proposta metodológica usando um espaço não-formal.
Título
O Ensino de Ciências e a conservação e a dos recursos hídricos: uma proposta metodológica usando um espaço não-formal.
O Ensino de Ciências e a conservação e a dos recursos hídricos: uma proposta metodológica usando um espaço não-formal.
Autor
Adriana Araújo Pompeu Piza
Adriana Araújo Pompeu Piza
Orientação
Augusto Fachín Terán
Augusto Fachín Terán
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Escola Normal Superior
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Os recursos hídricos no planeta são cada vez mais escassos. A Amazônia a pesar de possuir 14% da água doce do planeta já apresenta problemas relacionados a sua conservação. O nosso trabalho está vinculado à atual emergência de conservar os recursos hídricos e à carência de metodologias inovadoras cujos resultados possam realmente contribuir com a otimização do Ensino de Ciências. Nesse sentido nosso trabalho avalia a problemática do ensino sobre a conservação dos recursos hídricos e o uso de aulas de campo em espaços não-formais como metodologia no processo ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola situada na zona Norte de Manaus. Com a finalidade de indagar como ocorre o ensino sobre os recursos hídricos, foram analisados os livros didáticos de ciências e geografia adotados pela escola e os PCNs sobre Ciências Naturais. Adicional a isto, foi realizada observações das aulas de ciências e geografia em quatro turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, e aplicados questionários a quatro professores e 115 estudantes. Para a execução da aula de campo foi escolhido a Lagoa da Carbrás como espaço não-formal. Para indagar sobre o histórico da Lagoa foram entrevistados 20 moradores. A partir das analises dos dados foi possível identificar a falta de informações nos sujeitos pesquisados sobre a temática da água, para tal fim, realizou-se uma palestra sobre os Recursos Hídricos, seguida da aula de campo na lagoa da Carbrás, e experiências e jogos lúdicos na escola. Ao final foi reaplicado o questionário para os estudantes a fim de avaliarmos a contribuição da metodologia utilizada. Nos questionários aplicados houve uma redução de respostas erradas de 127%, uma redução de 850% de respostas em branco e um acréscimo de 100% de respostas corretas. Os livros didáticos analisados mostram uma visão pouco realista e descontextualizada sobre os recursos hídricos a nível regional e local. A visão de escassez dos recursos hídricos em nossa região Amazônica é muito difícil de ser entendida pelos estudantes, a metodologia utilizada foi capaz de estabelecer este conhecimento provedor de reflexões e atitudes condizentes com a atual emergência dos recursos hídricos. O trabalho realizado permitiu a elaboração e aplicação de uma proposta para o Ensino de Ciências com o kit que denominamos “Mergulhe mais fundo”, através do qual o tema água foi ensinado, baseado na realidade da região Amazônica.
Os recursos hídricos no planeta são cada vez mais escassos. A Amazônia a pesar de possuir 14% da água doce do planeta já apresenta problemas relacionados a sua conservação. O nosso trabalho está vinculado à atual emergência de conservar os recursos hídricos e à carência de metodologias inovadoras cujos resultados possam realmente contribuir com a otimização do Ensino de Ciências. Nesse sentido nosso trabalho avalia a problemática do ensino sobre a conservação dos recursos hídricos e o uso de aulas de campo em espaços não-formais como metodologia no processo ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado em uma escola situada na zona Norte de Manaus. Com a finalidade de indagar como ocorre o ensino sobre os recursos hídricos, foram analisados os livros didáticos de ciências e geografia adotados pela escola e os PCNs sobre Ciências Naturais. Adicional a isto, foi realizada observações das aulas de ciências e geografia em quatro turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, e aplicados questionários a quatro professores e 115 estudantes. Para a execução da aula de campo foi escolhido a Lagoa da Carbrás como espaço não-formal. Para indagar sobre o histórico da Lagoa foram entrevistados 20 moradores. A partir das analises dos dados foi possível identificar a falta de informações nos sujeitos pesquisados sobre a temática da água, para tal fim, realizou-se uma palestra sobre os Recursos Hídricos, seguida da aula de campo na lagoa da Carbrás, e experiências e jogos lúdicos na escola. Ao final foi reaplicado o questionário para os estudantes a fim de avaliarmos a contribuição da metodologia utilizada. Nos questionários aplicados houve uma redução de respostas erradas de 127%, uma redução de 850% de respostas em branco e um acréscimo de 100% de respostas corretas. Os livros didáticos analisados mostram uma visão pouco realista e descontextualizada sobre os recursos hídricos a nível regional e local. A visão de escassez dos recursos hídricos em nossa região Amazônica é muito difícil de ser entendida pelos estudantes, a metodologia utilizada foi capaz de estabelecer este conhecimento provedor de reflexões e atitudes condizentes com a atual emergência dos recursos hídricos. O trabalho realizado permitiu a elaboração e aplicação de uma proposta para o Ensino de Ciências com o kit que denominamos “Mergulhe mais fundo”, através do qual o tema água foi ensinado, baseado na realidade da região Amazônica.
Palavras Chave
ensino de Ciências, ensino fundamental, recursos hídricos, aula de campo, espaço não formal, livro didático.
ensino de Ciências, ensino fundamental, recursos hídricos, aula de campo, espaço não formal, livro didático.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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