Spinoza e a física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade.
Título
Spinoza e a física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade.
Spinoza e a física: ressonâncias em Einstein e a proposta para pedagogia spinozista da teoria da relatividade.
Autor
Roberto Leon Inacio Ponczek
Roberto Leon Inacio Ponczek
Orientação
Dante Augusto Galeffi
Dante Augusto Galeffi
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Faz–se uma crítica ao ensino pontual e descontextualizado da Física que ocorre na maioria das Universidades ocidentais, propondo-se que o ensino desta ciência seja precedido, ou complementado, por uma cuidadosa contextualização filosófica e histórica. Pressupõe-se inicialmente afinidades entre a filosofia de Spinoza e a Física de Einstein, apresentando-se a seguir uma introdução à metafísica de Spinoza, notadamente as proposições referentes à unicidade e infinitude da substancia, à isonomia entre corpo e alma, e à causação ontológica da Natureza, desvelando-se os pontos de convergência com a Física. Estuda-se então a evolução dos princípios de conservação da natureza, bem como das várias concepções de causalidade, ao longo da história do pensamento ocidental. Como caso marcante, ausculta-se a seguir a ressonância da metafísica spinozista na postura vigorosamente determinista, monista e realista de Einstein. Identifica-se em ambas uma substancialidade descentralizada, e não antropomórfica da Natureza. A partir das afinidades e encontros de idéias desses dois pensadores, tidas agora como evidentes, propõe-se lançar um novo olhar para a Física, em particular para a Teoria da Relatividade, no qual os sistemas metafísicos e os programas de investigação científica ainda que separados por contextos, séculos e continentes, formam um denso e inextricável tecido de idéias articuladas e coerentes. A Teoria da Relatividade, será percebida filosófica e pedagogicamente, como elo de coerência que permite vislumbrar o que há de essencial nos pensamentos de Spinoza e Einstein, com vistas a uma reeducação científica através da Física e da Filosofia.A partir daí, inspirado em Spinoza, propõe-se uma pedagogia filosofante que desnude tais articulações, visando um novo entendimento, aprendizado e fazer científicos, e na qual mestre e aprendiz estabeleçam não só uma intersubjetividade, mas que percebam que estão imersos num campo substancial e unitário de ressonâncias com o cosmos e suas leis.
Faz–se uma crítica ao ensino pontual e descontextualizado da Física que ocorre na maioria das Universidades ocidentais, propondo-se que o ensino desta ciência seja precedido, ou complementado, por uma cuidadosa contextualização filosófica e histórica. Pressupõe-se inicialmente afinidades entre a filosofia de Spinoza e a Física de Einstein, apresentando-se a seguir uma introdução à metafísica de Spinoza, notadamente as proposições referentes à unicidade e infinitude da substancia, à isonomia entre corpo e alma, e à causação ontológica da Natureza, desvelando-se os pontos de convergência com a Física. Estuda-se então a evolução dos princípios de conservação da natureza, bem como das várias concepções de causalidade, ao longo da história do pensamento ocidental. Como caso marcante, ausculta-se a seguir a ressonância da metafísica spinozista na postura vigorosamente determinista, monista e realista de Einstein. Identifica-se em ambas uma substancialidade descentralizada, e não antropomórfica da Natureza. A partir das afinidades e encontros de idéias desses dois pensadores, tidas agora como evidentes, propõe-se lançar um novo olhar para a Física, em particular para a Teoria da Relatividade, no qual os sistemas metafísicos e os programas de investigação científica ainda que separados por contextos, séculos e continentes, formam um denso e inextricável tecido de idéias articuladas e coerentes. A Teoria da Relatividade, será percebida filosófica e pedagogicamente, como elo de coerência que permite vislumbrar o que há de essencial nos pensamentos de Spinoza e Einstein, com vistas a uma reeducação científica através da Física e da Filosofia.A partir daí, inspirado em Spinoza, propõe-se uma pedagogia filosofante que desnude tais articulações, visando um novo entendimento, aprendizado e fazer científicos, e na qual mestre e aprendiz estabeleçam não só uma intersubjetividade, mas que percebam que estão imersos num campo substancial e unitário de ressonâncias com o cosmos e suas leis.
Palavras Chave
Spinoza , Einstein, afinidades, Teoria da Relatividade.
Spinoza , Einstein, afinidades, Teoria da Relatividade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Filosofia da Ciência
Filosofia da Ciência