O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender ciências.
Título
O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender ciências.
O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender ciências.
Ensino de Ciências
Autor
Franco de Salles Porto
Franco de Salles Porto
Orientação
Erika Zimmermann
Erika Zimmermann
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a possibilidade de se complementar a educação científica escolar no ensino das ciências, através da parceria museu-escola. Assim sendo, a partir dessa parceria, levou-se uma exposição museológica sobre Óptica para uma escola pública da Região Administrativa de Taguatinga – DF, a fim de observar o comportamento de uma turma de Ensino Médio ao visitar a exposição. A exposição, baseada nos trabalhos de Queiroz, Barbosa-Lima e Santiago (2006), objetivava motivar os estudantes-visitantes a aprender Óptica mostrando o modo como ela foi utilizada por grandes mestres da pintura na criação de suas telas. Fazia parte da exposição uma imensa câmara escura com um pequeno orifício em um dos seus lados, para a passagem da luz vinda de um objeto de fora da câmara, a ser projetado em uma tela localizada em seu interior. Assim, tinha-se pronto o produto exigido para o Dissertação de Mestrado profissionalizante. No entanto, resolveu-se fazer também uma pesquisa empírica, pois desejava-se descobrir se a exposição motivava a aprendizagem dos visitantes. Para tanto, planejou-se uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados em três momentos. Nos dois primeiros momentos, observou-se a interação dos alunos antes e durante a visita à exposição. O terceiro ocorreu em sala de aula com a professora-colaboradora. Os resultados do estudo mostram a possibilidade de que atividades desse tipo agucem a curiosidade em relação às ciências, contribuindo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Portanto, acredita-se que a parceria museu-escola pode ter influência positiva no processo educacional.
O objetivo deste trabalho foi estudar a possibilidade de se complementar a educação científica escolar no ensino das ciências, através da parceria museu-escola. Assim sendo, a partir dessa parceria, levou-se uma exposição museológica sobre Óptica para uma escola pública da Região Administrativa de Taguatinga – DF, a fim de observar o comportamento de uma turma de Ensino Médio ao visitar a exposição. A exposição, baseada nos trabalhos de Queiroz, Barbosa-Lima e Santiago (2006), objetivava motivar os estudantes-visitantes a aprender Óptica mostrando o modo como ela foi utilizada por grandes mestres da pintura na criação de suas telas. Fazia parte da exposição uma imensa câmara escura com um pequeno orifício em um dos seus lados, para a passagem da luz vinda de um objeto de fora da câmara, a ser projetado em uma tela localizada em seu interior. Assim, tinha-se pronto o produto exigido para o Dissertação de Mestrado profissionalizante. No entanto, resolveu-se fazer também uma pesquisa empírica, pois desejava-se descobrir se a exposição motivava a aprendizagem dos visitantes. Para tanto, planejou-se uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados em três momentos. Nos dois primeiros momentos, observou-se a interação dos alunos antes e durante a visita à exposição. O terceiro ocorreu em sala de aula com a professora-colaboradora. Os resultados do estudo mostram a possibilidade de que atividades desse tipo agucem a curiosidade em relação às ciências, contribuindo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Portanto, acredita-se que a parceria museu-escola pode ter influência positiva no processo educacional.
Palavras Chave
Museu, Ciências, Câmera Escura
Museu, Ciências, Câmera Escura
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar