Origem dos seres vivos, origem do homem e da mulher: o percurso pelo ensino médio de estudantes de uma escola confessional católica.
Título
Origem dos seres vivos, origem do homem e da mulher: o percurso pelo ensino médio de estudantes de uma escola confessional católica.
Origem dos seres vivos, origem do homem e da mulher: o percurso pelo ensino médio de estudantes de uma escola confessional católica.
Educação
Autor
Paulo Roberto de Araujo Porto
Paulo Roberto de Araujo Porto
Orientação
Eliane Brígida de Morais Falcao
Eliane Brígida de Morais Falcao
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O trabalho identificou e analisou as representações sociais dos estudantes de uma escola confessional católica sobre a origem dos seres vivos com destaque para origem do homem e da mulher durante o percurso pelo ensino médio. Fez-se uso de questionário individual em dois momentos do ensino médio. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a metodologia de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os resultados mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas mostrou abertura para as explicações científicas. Seus discursos revelaram conhecimento das hipóteses científicas para o tema abordado, mas também revelaram influências religiosas. Entretanto as influências religiosas não se mostraram obstáculos à aprendizagem das explicações científicas para o tema em questão. Mostraram, antes, sinais de lacunas na abordagem educacional escolar do tema, principalmente pela falta de maior reflexão sobre as explicações trazidas pelo campo da ciência e da religião. Influências familiares nas representações sociais dos estudantes para origem dos seres vivos mostraram-se mais relevantes do que aquelas vindas dos professores e atividades escolares.
O trabalho identificou e analisou as representações sociais dos estudantes de uma escola confessional católica sobre a origem dos seres vivos com destaque para origem do homem e da mulher durante o percurso pelo ensino médio. Fez-se uso de questionário individual em dois momentos do ensino médio. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a metodologia de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os resultados mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas mostrou abertura para as explicações científicas. Seus discursos revelaram conhecimento das hipóteses científicas para o tema abordado, mas também revelaram influências religiosas. Entretanto as influências religiosas não se mostraram obstáculos à aprendizagem das explicações científicas para o tema em questão. Mostraram, antes, sinais de lacunas na abordagem educacional escolar do tema, principalmente pela falta de maior reflexão sobre as explicações trazidas pelo campo da ciência e da religião. Influências familiares nas representações sociais dos estudantes para origem dos seres vivos mostraram-se mais relevantes do que aquelas vindas dos professores e atividades escolares.
Palavras Chave
Ciência; Religião; Ensino de Biologia
Ciência; Religião; Ensino de Biologia
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno