Programa Gunma: integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará

Título
Programa Gunma: integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará
Psicologia
Autor
Iris Maria de Moura Possas
Orientação
Stephen Francis Ferrari
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
1999
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O Programa Gunma é um projeto de Educação Ambiental cujo principal objetivo é desenvolver estratégias viáveis de conservação e manejo do Parque Ecológico de Gunma (P.E. Gunma) visando estimular o interesse e a participação da comunidade local do município de Santa Bárbara do Pará. O estudo foi baseado no método de avaliação contínua que contem três fases (planejamento, processo, produto). Foram realizadas entrevistas com 199 moradores locais, a fim de identificar os problemas e as atitudes da comunidade em relação ao meio ambiente. No estudo foi incluso a preparação de um logotipo, onde a espécie símbolo escolhida foi o macaco de cheiro (Saimiri sciureus). Duas trilhas interpretativas foram preparadas, enfocando as características da fauna e flora locais, onde 164 estudantes de 5a à 8a séries de uma escola do município foram selecionados como público-alvo para a visitarem. Os alunos foram divididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos assistiram a uma palestra sobre a fauna e flora locais e conceitos ecológicos, mas apenas o grupo experimental visitou as trilhas durante o período de estudo (o grupo controle visitou as trilhas após o término de estudo). Foram realizadas atividades nas trilhas, como a análise de espécimes animais e vegetais, brincadeiras com conceitos ecológicos, observação e discussão sobre o ambiente. No produto foi avaliado o questionário aplicado com os grupos controle e experimentais em quatro sucessivos testes, dois antes da visita (teste 1 e 2), um dois dias após a visita (pós-teste) e outro após um mês (retenção). Em todas as séries, os escolares do teste 1 e 2, estavam estatisticamente similares quando comparados os grupos controle e experimental, mas foi significativamente elevado (teste Scheffé, p < 0.05) para o grupo experimental no pós-teste e retenção. O estudo, deste modo, demonstra que simples atividades informais são capazes de estimular mudanças na conscientização ambiental de estudantes, e esses espontaneamente a passam à comunidade. O potencial valor para o desenvolvimento de se integrar estratégias de conservação dentro da Amazônia Oriental foi observado através de resultados qualitativos, demonstrados pelo entusiasmo e o interesse dos políticos locais.
Palavras Chave
Programa Gunma, Parque Ecológico; Educação Ambiental

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar