Programa Gunma: integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará
Título
Programa Gunma: integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará
Programa Gunma: integrando parque ecológico e comunidade no município de Santa Bárbara do Pará, Pará
Psicologia
Autor
Iris Maria de Moura Possas
Iris Maria de Moura Possas
Orientação
Stephen Francis Ferrari
Stephen Francis Ferrari
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O Programa Gunma é um projeto de Educação Ambiental cujo principal objetivo é desenvolver estratégias viáveis de conservação e manejo do Parque Ecológico de Gunma (P.E. Gunma) visando estimular o interesse e a participação da comunidade local do município de Santa Bárbara do Pará. O estudo foi baseado no método de avaliação contínua que contem três fases (planejamento, processo, produto). Foram realizadas entrevistas com 199 moradores locais, a fim de identificar os problemas e as atitudes da comunidade em relação ao meio ambiente. No estudo foi incluso a preparação de um logotipo, onde a espécie símbolo escolhida foi o macaco de cheiro (Saimiri sciureus). Duas trilhas interpretativas foram preparadas, enfocando as características da fauna e flora locais, onde 164 estudantes de 5a à 8a séries de uma escola do município foram selecionados como público-alvo para a visitarem. Os alunos foram divididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos assistiram a uma palestra sobre a fauna e flora locais e conceitos ecológicos, mas apenas o grupo experimental visitou as trilhas durante o período de estudo (o grupo controle visitou as trilhas após o término de estudo). Foram realizadas atividades nas trilhas, como a análise de espécimes animais e vegetais, brincadeiras com conceitos ecológicos, observação e discussão sobre o ambiente. No produto foi avaliado o questionário aplicado com os grupos controle e experimentais em quatro sucessivos testes, dois antes da visita (teste 1 e 2), um dois dias após a visita (pós-teste) e outro após um mês (retenção). Em todas as séries, os escolares do teste 1 e 2, estavam estatisticamente similares quando comparados os grupos controle e experimental, mas foi significativamente elevado (teste Scheffé, p < 0.05) para o grupo experimental no pós-teste e retenção. O estudo, deste modo, demonstra que simples atividades informais são capazes de estimular mudanças na conscientização ambiental de estudantes, e esses espontaneamente a passam à comunidade. O potencial valor para o desenvolvimento de se integrar estratégias de conservação dentro da Amazônia Oriental foi observado através de resultados qualitativos, demonstrados pelo entusiasmo e o interesse dos políticos locais.
O Programa Gunma é um projeto de Educação Ambiental cujo principal objetivo é desenvolver estratégias viáveis de conservação e manejo do Parque Ecológico de Gunma (P.E. Gunma) visando estimular o interesse e a participação da comunidade local do município de Santa Bárbara do Pará. O estudo foi baseado no método de avaliação contínua que contem três fases (planejamento, processo, produto). Foram realizadas entrevistas com 199 moradores locais, a fim de identificar os problemas e as atitudes da comunidade em relação ao meio ambiente. No estudo foi incluso a preparação de um logotipo, onde a espécie símbolo escolhida foi o macaco de cheiro (Saimiri sciureus). Duas trilhas interpretativas foram preparadas, enfocando as características da fauna e flora locais, onde 164 estudantes de 5a à 8a séries de uma escola do município foram selecionados como público-alvo para a visitarem. Os alunos foram divididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos assistiram a uma palestra sobre a fauna e flora locais e conceitos ecológicos, mas apenas o grupo experimental visitou as trilhas durante o período de estudo (o grupo controle visitou as trilhas após o término de estudo). Foram realizadas atividades nas trilhas, como a análise de espécimes animais e vegetais, brincadeiras com conceitos ecológicos, observação e discussão sobre o ambiente. No produto foi avaliado o questionário aplicado com os grupos controle e experimentais em quatro sucessivos testes, dois antes da visita (teste 1 e 2), um dois dias após a visita (pós-teste) e outro após um mês (retenção). Em todas as séries, os escolares do teste 1 e 2, estavam estatisticamente similares quando comparados os grupos controle e experimental, mas foi significativamente elevado (teste Scheffé, p < 0.05) para o grupo experimental no pós-teste e retenção. O estudo, deste modo, demonstra que simples atividades informais são capazes de estimular mudanças na conscientização ambiental de estudantes, e esses espontaneamente a passam à comunidade. O potencial valor para o desenvolvimento de se integrar estratégias de conservação dentro da Amazônia Oriental foi observado através de resultados qualitativos, demonstrados pelo entusiasmo e o interesse dos políticos locais.
Palavras Chave
Programa Gunma, Parque Ecológico; Educação Ambiental
Programa Gunma, Parque Ecológico; Educação Ambiental
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar