Representação ambiental de alunos do ensino fundamental: implantação da agenda 21 em escola pública municipal de Batatais/SP
Título
Representação ambiental de alunos do ensino fundamental: implantação da agenda 21 em escola pública municipal de Batatais/SP
Representação ambiental de alunos do ensino fundamental: implantação da agenda 21 em escola pública municipal de Batatais/SP
Autor
Didier David Pozza
Didier David Pozza
Orientação
José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2006
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho verificou a representação de meio ambiente e danos ambientais por alunos de três unidades escolares do ensino fundamental do município de Batatais/SP. A pesquisa foi feita por meio de questionário. Verificou-se que a maior parte dos alunos não inclui o ser humano como elemento constituinte do ambiente. O dano ambiental mais citado de forma genérica, bem como, o mais percebido a nível local, foi relativo às atividades de desmatamento/queimadas. A maior parte dos alunos que percebe a ocorrência de danos locais disse sentir-se prejudicada com os mesmos, em relação à saúde e à poluição do ar. A principal ação sugerida pelos estudantes às pessoas para conservação do meio ambiente são aquelas relativas à correta destinação do lixo e ao plantio de árvores, enquanto eles próprios alegam cuidarem do meio ambiente colocando o lixo em locais adequados. O livro, o professor e a televisão aparecem como as principais fontes de informação ambiental. Os estudantes indicam as pessoas como os principais responsáveis pelo surgimento de danos ambientais, excluindo-se, no entanto, da responsabilidade sobre os mesmos. Os mesmos atribuem ao governo a responsabilidade pela resolução desses danos. Foi avaliada a implantação da Agenda 21 em uma escola pública de ensino fundamental em Batatais/SP. Para tanto, foi elaborado um diagnóstico socioambiental do ambiente escolar. O desenvolvimento da Agenda 21 atendeu aos princípios de parceria, diálogo e consenso, sugeridos por esse documento; estimulando a capacidade de observar, pensar e agir dos alunos e professoras, despertando o senso crítico dos mesmos; contribuindo para o exercício da cidadania ativa; atuando na conservação do ambiente.
Este trabalho verificou a representação de meio ambiente e danos ambientais por alunos de três unidades escolares do ensino fundamental do município de Batatais/SP. A pesquisa foi feita por meio de questionário. Verificou-se que a maior parte dos alunos não inclui o ser humano como elemento constituinte do ambiente. O dano ambiental mais citado de forma genérica, bem como, o mais percebido a nível local, foi relativo às atividades de desmatamento/queimadas. A maior parte dos alunos que percebe a ocorrência de danos locais disse sentir-se prejudicada com os mesmos, em relação à saúde e à poluição do ar. A principal ação sugerida pelos estudantes às pessoas para conservação do meio ambiente são aquelas relativas à correta destinação do lixo e ao plantio de árvores, enquanto eles próprios alegam cuidarem do meio ambiente colocando o lixo em locais adequados. O livro, o professor e a televisão aparecem como as principais fontes de informação ambiental. Os estudantes indicam as pessoas como os principais responsáveis pelo surgimento de danos ambientais, excluindo-se, no entanto, da responsabilidade sobre os mesmos. Os mesmos atribuem ao governo a responsabilidade pela resolução desses danos. Foi avaliada a implantação da Agenda 21 em uma escola pública de ensino fundamental em Batatais/SP. Para tanto, foi elaborado um diagnóstico socioambiental do ambiente escolar. O desenvolvimento da Agenda 21 atendeu aos princípios de parceria, diálogo e consenso, sugeridos por esse documento; estimulando a capacidade de observar, pensar e agir dos alunos e professoras, despertando o senso crítico dos mesmos; contribuindo para o exercício da cidadania ativa; atuando na conservação do ambiente.
Palavras Chave
Educação ambiental. Percepção ambiental. Agenda 21.
Educação ambiental. Percepção ambiental. Agenda 21.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno