O uso da Informática Como Ferramenta Pedagógica no Desenvolvimento de Conteúdos de Geociências no Ensino Fundamental.
Título
O uso da Informática Como Ferramenta Pedagógica no Desenvolvimento de Conteúdos de Geociências no Ensino Fundamental.
O uso da Informática Como Ferramenta Pedagógica no Desenvolvimento de Conteúdos de Geociências no Ensino Fundamental.
Autor
Antonieta Soares do Prado
Antonieta Soares do Prado
Orientação
Celso Dal Ré Carneiro
Celso Dal Ré Carneiro
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O desenvolvimento tecnológico acarretou grandes transformações, impactos e desafios nas mais diversas áreas, dentre elas a Educação. Amplia-se a necessidade de estudos que demonstrem de que modo a Informática, como ferramenta pedagógica no contexto escolar, pode contribuir para a construção do conhecimento. Cada educador tem sido levado a realizar profunda reflexão em seus valores e a repensar sua prática, pois a ferramenta exige a postura de mediador e orientador do processo de construção do conhecimento. Na busca de tornar o mundo compreensível, a Informática pode ajudar o aluno a conhecer e começar a operar com aqueles procedimentos e explicações que, como ciência, as Geociências produzem. Assim, é fundamental o uso de diferentes recursos na busca de informações e como forma de expressar interpretações, hipóteses e conceitos. Com o objetivo de investigar o uso da Informática no desenvolvimento de conteúdos de Geociências, buscou-se criar condições para que o Professor atuasse como mediador entre o aluno e a informação, o aluno passasse a ser um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e a máquina, por sua vez, se tornasse a ferramenta que subsidiaria o processo. O eixo norteados do trabalho fora a Informática como ferramenta para o aluno desenvolver um conjunto de tarefas por intermédio do computador. A metodologia consiste na sensibilização do Professor para o uso da Informática com aplicações práticas e reflexivas na ilustração das aulas, elaboração de trabalhos e, sobretudo como eficiente recurso na construção do conhecimento em Geociências. A experiência oferece argumentos e reflexões sobre a nova postura do Professor frente ao uso da Informática: (1) os benefícios que este recurso possa trazer à Educação e os desafios a superar; (2) a ampliação das capacidades intelectuais do homem diante das possibilidades que a tecnologia oferece; (3) o desenvolvimento de competência para se trabalhar com informações, pesquisá-las, associá-las e aplicá-las às situações de interesse; (4) a gênese do conhecimento.
O desenvolvimento tecnológico acarretou grandes transformações, impactos e desafios nas mais diversas áreas, dentre elas a Educação. Amplia-se a necessidade de estudos que demonstrem de que modo a Informática, como ferramenta pedagógica no contexto escolar, pode contribuir para a construção do conhecimento. Cada educador tem sido levado a realizar profunda reflexão em seus valores e a repensar sua prática, pois a ferramenta exige a postura de mediador e orientador do processo de construção do conhecimento. Na busca de tornar o mundo compreensível, a Informática pode ajudar o aluno a conhecer e começar a operar com aqueles procedimentos e explicações que, como ciência, as Geociências produzem. Assim, é fundamental o uso de diferentes recursos na busca de informações e como forma de expressar interpretações, hipóteses e conceitos. Com o objetivo de investigar o uso da Informática no desenvolvimento de conteúdos de Geociências, buscou-se criar condições para que o Professor atuasse como mediador entre o aluno e a informação, o aluno passasse a ser um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e a máquina, por sua vez, se tornasse a ferramenta que subsidiaria o processo. O eixo norteados do trabalho fora a Informática como ferramenta para o aluno desenvolver um conjunto de tarefas por intermédio do computador. A metodologia consiste na sensibilização do Professor para o uso da Informática com aplicações práticas e reflexivas na ilustração das aulas, elaboração de trabalhos e, sobretudo como eficiente recurso na construção do conhecimento em Geociências. A experiência oferece argumentos e reflexões sobre a nova postura do Professor frente ao uso da Informática: (1) os benefícios que este recurso possa trazer à Educação e os desafios a superar; (2) a ampliação das capacidades intelectuais do homem diante das possibilidades que a tecnologia oferece; (3) o desenvolvimento de competência para se trabalhar com informações, pesquisá-las, associá-las e aplicá-las às situações de interesse; (4) a gênese do conhecimento.
Palavras Chave
Geociências - ensino de primeiro grau; geografia
Geociências - ensino de primeiro grau; geografia
Classificações
Nível escolar
Geral
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Área do conteudo
Geociências
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