O discurso sobre saúde na Educação de Jovens e Adultos: uma visão sobre a produção de materiais educativos de Ciências para a rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Título
O discurso sobre saúde na Educação de Jovens e Adultos: uma visão sobre a produção de materiais educativos de Ciências para a rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Autor
Rita Vilanova Prata
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho aspectos relacionados às aproximações entre a Educação em Ciências e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram problematizados, com objetivo central de compreender que discursos foram mobilizados na produção de textos que abordam temas de saúde para esta modalidade da educação básica. Para tanto, textos produzidos por professores de Ciências que atuam nesta modalidade da educação básica no município do Rio de Janeiro foram analisados sob a perspectiva da análise crítica do discurso, uma proposta teórico-metodológica na qual os textos são considerados produtos históricos e sociais, portanto heterogêneos, e em constante transformação de acordo com as relações que se estabelecem para a sua produção. As análises identificam elementos de intertextualidade e interdiscursividade e discutem aspectos referentes ao processo de produção textual, buscando caracterizar a forma com que outros textos foram mobilizados para a elaboração do material analisado. Com base nas análises realizadas, é discutida ainda a maneira como os diferentes discursos relacionados a esta produção constituem o texto e as relações entre estes e aspectos da atual conjuntura para a EJA. Os resultados da pesquisa apontam para a utilização de livros didáticos de Ciências como o principal recurso mobilizado para a produção de textos sobre saúde pelos professores de Ciências, o que sugere um movimento de adaptações de propostas para o ensino regular, especialmente no que diz respeito à contextualização dos conteúdos de ciências e à educação para a cidadania. No que tange a configuração do discurso sobre saúde nestes textos, os resultados apontam para o predomínio de elementos do discurso higienista, o que sugere que apesar da circulação de uma série de textos que vislumbram diferentes possibilidades de desenvolvimento dos temas de saúde na Educação de Jovens e Adultos, a abordagem com base neste discurso parece representar um domínio sobre as demais.
Palavras Chave
análise crítica do discurso, EJA, texto didático, livro didático.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Recursos Didáticos