O Ensino de Física das Radiações: contribuições da Educação Ambiental.
Título
O Ensino de Física das Radiações: contribuições da Educação Ambiental.
O Ensino de Física das Radiações: contribuições da Educação Ambiental.
Educação Ambiental
Autor
Michely Prestes
Michely Prestes
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A escola se constitui em um espaço privilegiado para desenvolver a Educação Ambiental e assim problematizar questões que fazem parte do cotidiano dos educandos, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, capazes de responder às demandas do mundo contemporâneo. Como educadores na disciplina de Física, preocupamo-nos com o Ensino de Física das Radiações, visto que estamos constantemente expostos à radiação, podendo acarretar em prejuízos para a Saúde, com a exposição indevida. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar as idéias dos alunos, sobre a radiação, e desenvolver uma Unidade de Aprendizagem (UA), elaborada sob alguns pressupostos da Educação Ambiental, com uma perspectiva de ações interdisciplinares. A proposta foi idealizada com base na linha de pesquisa de Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as). O trabalho foi desenvolvido com alunos da 3° Série do Ensino Médio da Escola Estadual Lília Neves, no bairro Quinta do município de Rio Grande, RS. A Metodologia constou de quatro fases distintas onde, inicialmente foi elaborado um questionário para conhecer as idéias dos alunos sobre a radiação, em seguida foi desenvolvida uma unidade de aprendizagem que auxiliou os alunos a responderem problematizações. Na terceira fase de coleta de dados, um novo questionário, obedecendo a uma linguagem científica, foi aplicado aos alunos do grupo experimental e a outra turma da 3° Série do Ensino Médio da mesma Escola, porém que não participou das atividades desenvolvidas na UA. Por fim, o último momento de coleta de dados ocorreu ao ser desenvolvida, com cinco alunos do grupo experimental, uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos nos referentes instrumentos foram interpretados através de análise textual qualitativa e de análise quantitativa, pelo método estatístico não-paramétrico. Os resultados foram interpretados através de gráficos, tabelas e redes sistêmicas e sugerem que os estudantes, apesar de conhecerem sobre o tema, apresentaram idéias desarticuladas e parcialmente corretas. Pode-se constatar também que o desenvolvimento da unidade de aprendizagem foi capaz de mostrar diferenças significativas nas respostas dos dois grupos analisados, de maneira que o grupo experimental se destacou e apresentou melhores resultados que o grupo de controle, o que parece evidenciar que a unidade de aprendizagem auxiliou a superar algumas das lacunas apresentadas inicialmente pelos alunos.
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A escola se constitui em um espaço privilegiado para desenvolver a Educação Ambiental e assim problematizar questões que fazem parte do cotidiano dos educandos, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, capazes de responder às demandas do mundo contemporâneo. Como educadores na disciplina de Física, preocupamo-nos com o Ensino de Física das Radiações, visto que estamos constantemente expostos à radiação, podendo acarretar em prejuízos para a Saúde, com a exposição indevida. Diante disto, este estudo teve como objetivo investigar as idéias dos alunos, sobre a radiação, e desenvolver uma Unidade de Aprendizagem (UA), elaborada sob alguns pressupostos da Educação Ambiental, com uma perspectiva de ações interdisciplinares. A proposta foi idealizada com base na linha de pesquisa de Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as). O trabalho foi desenvolvido com alunos da 3° Série do Ensino Médio da Escola Estadual Lília Neves, no bairro Quinta do município de Rio Grande, RS. A Metodologia constou de quatro fases distintas onde, inicialmente foi elaborado um questionário para conhecer as idéias dos alunos sobre a radiação, em seguida foi desenvolvida uma unidade de aprendizagem que auxiliou os alunos a responderem problematizações. Na terceira fase de coleta de dados, um novo questionário, obedecendo a uma linguagem científica, foi aplicado aos alunos do grupo experimental e a outra turma da 3° Série do Ensino Médio da mesma Escola, porém que não participou das atividades desenvolvidas na UA. Por fim, o último momento de coleta de dados ocorreu ao ser desenvolvida, com cinco alunos do grupo experimental, uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos nos referentes instrumentos foram interpretados através de análise textual qualitativa e de análise quantitativa, pelo método estatístico não-paramétrico. Os resultados foram interpretados através de gráficos, tabelas e redes sistêmicas e sugerem que os estudantes, apesar de conhecerem sobre o tema, apresentaram idéias desarticuladas e parcialmente corretas. Pode-se constatar também que o desenvolvimento da unidade de aprendizagem foi capaz de mostrar diferenças significativas nas respostas dos dois grupos analisados, de maneira que o grupo experimental se destacou e apresentou melhores resultados que o grupo de controle, o que parece evidenciar que a unidade de aprendizagem auxiliou a superar algumas das lacunas apresentadas inicialmente pelos alunos.
Palavras Chave
ensino de Física, unidade de aprendizagem educação ambiental
ensino de Física, unidade de aprendizagem educação ambiental
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Física
Educação Ambiental, Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método